Não consigo dar boot pelo pendrive em um note Dell com Ubuntu

Não consigo dar boot pelo pendrive em um note Dell com Ubuntu

Bom dia irmão.
Bom, pouca informação, mas vamos lá…
Você não ta conseguindo dar boot, mas por qual motivo? O que está acontecendo que você não ta conseguindo dar boot?
(Você só precisa entrar na bios, ir no menu de boot e deixar o pendrive como primeiro na ordem de boot).

Bom dia, o problema é exatamente esse, entro na Bios e nao aparece a opção de dar boot pelo USB, até aparece a opção Add Boot option , mas nao entendo como acrescentar o pendrive

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

Você ta inserindo o pendrive antes de entrar na BIOS?
Tem que ser antes, se não ele nem aparece como opção de boot na BIOS.

Sim , dou reset com o pendrive e mesmo assim não aparece, na verdade naõ é mint mas ubuntu que esta instalado

Bom, que hardware você ta usando? Consegue mandar imagem da BIOS pra eu ver tbm?
E qual pendrive bootavel você criou?Rufus, Balena, Ventoy?

Criei pelo Rufus,

Cara, se ele não ta aparecendo, ou ele foi pras cucuias, ou a porta usb foi pras cucuias(tenta trocar a porta, talvez funcione), ou foi o modo como o pendrive foi criado(vai ter que refazer, ali diz que o sistema não aceita legacy, no rufus ia ser sistema em GPT, destino UEFI).
O pendrive não aparece nem procurando manualmente na opção de ‘Add boot option?’

1 curtida

Não experimentei mudar de porta ainda, já procurei na opção add boot porém também não apareceu, como não estou com o note no momento só vou poder tentar á tarde

Porém percebi que quando reinicio o led do pendrive fica piscando então acredito que esteja funcionando

Se tiver opção de porta USB 2.0, usa sempre ela.
Acho que alguns pendrives mais antigos tem problema com BIOS modernas, as vezes não tem leitura por falta de compatibilidade, tive esse problema quando fui usar um pendrive vovô meu aqui, o coitado não tankou a BIOS…
Depois disso comprei um Kingston Datatraveler 3.0+, daí resolveu meu B.O.

Beleza, vou tentar todas as possibilidades pois quero instalar windows nele

1 curtida

qual modelo do notebook da Dell?

Inspiron 15 3580, Intel Core iS -123SU

Não é o que tem a opção de boot support?

BIOS> System Configuration> USB Configuration> Enable USB Boot support, e aplicar.

Qual tecla ta apertando durante o boot?

Nos meus PCs dell é a tecla f2 se tiver a tecla FN tmb tem q segurar ela enquanto aperta f2.

verifica esse video
seria o mesmo bios do seu?

1 curtida

Os dells modernos seria f12, não?