Não consigo criar uma pasta da Steam no HD

Pessoal, quando vou nas configurações de download da Steam e tento criar uma pasta dela no meu HD, sempre dá erro. O HD está formatado em FAT, e está apenas em modo leitura para grupo e outros, porém não sei como mudar isso. O que faço?

1 curtida

Olá @jvferreira tudo beleza?

O Steam não permite adicionar novas biblioteca que estejam no mesmo disco (partição) no qual ele está instalado. Se puder, envie um print da mensagem de erro, isso pode ajudar na resolução do problema.

Qual o motivo para manter essa partição em FAT? Apesar de ser suportado pelo kernel, o sistema FAT não implementa os controles de permissões nativos do Linux e isso pode gerar problemas alguns problemas no futuro. A menos que seja realmente necessário, use um formato nativo como EXT3/EXT4, XFS, etc.

:vulcan_salute:

Oi, então, o meu sistema tá num SSD, esse HD é o que veio com o notebook e eu só uso ele pra manter jogos e outros arquivos pesados. Posso então formatar ele para o padrão EXT4 que resolverá o meu problema?

Antes de formatar, compartilhe qual é a mensagem de erro exata que o Steam está exibindo. Pode estar relacionado ao formato da partição ou não.

:vulcan_salute:


Aparece isso

A mensagem diz que você não tem permissões de escrita no dispositivo/pasta - verifique isso e pronto.
Talvez este vídeo te ajude.

:vulcan_salute:

Uma simples solução, é vc criar sim a partição EXT4 ou até BTRFS se quiser , depois criar uma pasta e dar a ela permissão de leitura e escrita para todos, então selecione essa pasta para o Steam usar.
Captura de tela de 2021-04-15 11-01-51

Dessa forma o Steam vai funcionar perfeitamente.

1 curtida

Para rodar jogos usando o Proton no Steam, o HD precisa estar obrigatoriamente formatado em Ext4. Alguns jogos podem não abrir caso esteja usando outros formatos.

Para habilitar as permissões na partição: sudo chown kairand:kairand /mnt/sdb1. Troque “kairand” por seu nome de usuário e “/mnt/sdb1” pelo ponto de montagem da partição.

Tangenciando um pouco, mas se o OP preferir, ele pode fazer uma solução mais “radical” e formatar o computador fazendo um particionamento mais polido, vulgo colocar o ./ no SSD e o /home no HD. Logo o HD fica apenas para o armazenamento bruto e o SSD somente para a inicalização da distro.

Obrigado a todos que comentaram, tentei fazer os métodos que disseram, porém mesmo assim não criava, sei lá o pq, mas enfim, como tinha formatado recentemente o note, fiz o que o jg22 disse e formatei de novo, porém colocando o /home no HD, e isso resolveu

1 curtida

O problema do FAT do kernel é que ele é uma implementação feita pela comunidade e não pela MS.
Como a comunidade não tem acesso ao código fonte da Microsoft…

$ man mkfs.vfat | tail -5   # Verificar autores do Fat do kernel Linux.
$ man mkfs.ntfs | tail -11 | head -2   # Verificar autores do NTFS do Linux.

Como você pode ver os drivers dos filesystem da Microsoft não é o mesmo do Windows a implementação é feita pela comunidade.
Eu já tive programas que deu bug ao usar o NTFS no Linux.
Fazer o que paciência.
E o ntfs-3g que o software que escreve no filesystem nem é implementado no kernel.
Ele tem que ser instalado.
Diferente dos outros que o software de gravação esta embutido no kernel Linux.