Nunca usei Linux na vida, comprei um notebook com ele por ser mais barato pensando em colocar o WIndows, mas não consigo criar um pendrive bootavel nele de jeito nenhum, tentei diversos tutoriais mas tudo que tento fazer dá algum erro e a única solução que me restou foi criar o pendrive bootavel por um sistema WIndows, só que eu não tenho outro computador e não queria levar em assistência técnica pelo notebook ser novo.
Usando o ventoy ele dá erro dizendo pra retirar e colocar o pendrive, usei o aplicativo discos pra formatar e criar uma partição NTFS porém quando cria não dá pra abrir, diz que deu um erro desconhecido ao montar, e no gparted aparece um triangulo amarelo dizendo que falta o ntfs-3g só que já fiz vários tutoriais pra instalar isso e mesmo assim dá erro.
As ultimas linhas do log.txt do ventoy são essas:
[2024/04/14 23:56:06] lseek offset:512(512) writelen:1048064(1048064)
[2024/04/14 23:56:06] fsync data1…
[2024/04/14 23:56:07] Checking part2 efi data /dev/sda …
[2024/04/14 23:56:08] part2 data check failed i=0 len:1048576
[2024/04/14 23:56:08] efi part data check failed
Tentei criar uma partição exfat pra testar e quando crio ela eu consigo abrir e passar arquivos pro pendrive, mas criar um pendrive bootavel não.
(Tentei usar o Wuousb também mas não funciona do mesmo jeito) Peço perdão pela ignorância e pelo textão
Ventoy dá erro, eu coloquei o erro no post, esse tutorial é no windows e eu não tenho um computador windows
Formate como FAT32 e extraia a ISO de alguma distro Linux decente, o Tiger OS do @Daigo por exemplo, instale a distro, nessa outra distro faça o pendrive do Windows
FAT32 nao funciona p windows pq o arquivo install.win e maior q 4gb o limite do fat32 tem que formatar como ntfs
nao sei que distribuicao ele ta usando mas se for as mais populares pode tentar com meu script.
Na verdade a ideia é instalar uma distribuição Linux antes