Não consigo criar pendrive bootavel linux

Galera estou quebrando a cabeça aqui e não sei oque está acontecendo rsrsrs

Estou tentando instalar a distro do pop OS mas não consigo criar o pendrive de boot com o rufus.
Não aparece a opção de criar ISO mas só um tal de arquivo “DD”. Já com o Ubunto aparece a opção ISO no rufus, mas aparece uma mensagem de erro dizendo que o dispositivo está bloqueado.
Quando crio o pendrive com esse arquivo “DD” da distro consigo dar bot nele o S.O. aparece, mas carrega bem lento, aparece mensagem de erro na porta usb, mas mesmo assim continua.
Quando aparece a tela do sistema o teclado e o mouse param de funcionar. Fiz alguns testes e vi que só funcionam as portas 3.0, mas como só tenho duas fica dificil para instalar, já que tem alguns comandos do pop os que só funcionam com o mouse (na hora de definar o root, swapp e boot).
A mesma coisa acontece com o Ubuntu no formato DD, que é a unica forma que o rufus funciona.

Alguém pode me dar uma “luz” nisso?
Só existe o rufus pra criar o pendrive bootável?

Meu sitema:
amd phenom II X4 965
Placa mãe ga-970a-ud3p
AMD RX 550
8x gb ram - 2x4
SSD 480gb

1 curtida

Rufus é podre para isso. Use o balenaEtcher ou o Ventoy → [DICA] como criar um pendrive bootável? - #12 by Vnp

Ubuntu*
Como dito anteriormente, o Rufus tem um problema peculiar para criar pendrives de boot de certas distros Linux, não adianta forçar a barra, só terá dor de cabeça com ele.

  • Link’s:
4 curtidas

Meu programa preferido para criar pendrives no Linux é o Popsicle já faz algum tempo, nunca me deixou na mão. No Windows, eu iria de Etcher como o @JG22 sugiriu.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Obrigado pela ajuda glr!!!

Já criei 3 pendrives diferentes com boot do linux, tentei o Pop OS e o Ubuntu mas estou tendo problemas com as entradas usb

device descriptor read/64, error -32

Esse erro fica aparecendo direto na hora que vai carregar o sistema de instalação.

Meu pc tem 2 usb 3.0 quando coloco o pendrive nelas o erro some, mas aí fico só com uma entrada 3.0 para o teclado e não consigo finalizar a instalação do Pop Os pq preciso do mouse para mexer na partição que eu criei pra cetar o boot, root etc…
Se eu colocar os periféricos no usb 2.0 não funcionam.

placa mãe Ga 970a-ud3p

Alguém sabe resolver isso ou vou ter que dar bot por dvd rom? (vai ser tenso pq não tenho dvd virgem por aqui kkk)

:vulcan_salute:

Obrigado realmente resolveu o problema…
Como sou novo no linux eu nunca conseguiria saber que a opção da bios para arrumar isso se chama IOMMU, por isso tive dificuldade para criar o post