Oi pessoal, sou novo no mundo Linux e é meu primeiro contato com o Arch… e já no começo empaquei.
Estou instalando uma VM do Arch no VirtualBox, e estou tentando conectar ao wifi via “iwctl”. Nessa ferramenta, para listar o moden primeiramente, para posteriormente conectarmos a ele, fazemos “iwctl device list”, mas quando rodo o comando é me retornado uma lista vazia.
Já vi vários vídeos, e neles sempre é retornado uma row com um dispositivo “wlan0”, mas no meu caso não é retornado nada.
Na configuração padrão do VirtualBox, a conexão de rede é exposta à máquina virtual como uma rede cabeada simples, não importando como ela foi configurada na máquina real, e não é necessário especificar senhas ou coisas do tipo.
Provavelmente é só partir direto para baixar os pacotes.
Não é necessário configurar o wifi na máquina virtual, ela já faz isso por você.
Mas se você decidir instalar o Arch no seu pc real e o iwctl não funcionar, a última postagem desse tópico há uma breve explicação de como contornar esse problema:
Sim, acompanhei o tutorial o Dio pra instalar o Arch e percebi que nele o wifi já é estalecido diretamente, provando isso através do ping google.com, porém, quando pingo 100% dos pacotes dão loss. Saberia qual erro poderia ser?
Esquece o Tutorial do Dio ou de qualquer outra pessoa. Tutorais de qualquer lugar ficam obsoletos bem rápido para a instalação no modo “raíz” do Arch, o jeito é ler a Wiki.
Isso é normal, use: ping archlinux.org
Ele fala que foi 100% loss porque o comando ping não reconhece urls e (google.com é apenas uma URL), já o archlinux.org é o nome da URL e do host, por isso o comando ping o reconhece.
O ip do host do google.com é ns1.google.com