Olá a todos, recentemente formatei o PC e criei uma partição com 500gb pro Windows e 400gb pro Linux, decidi que queria aumentar a do Windows em 126gb (ou seja, tirar 126gb do linux), já consegui remover via GParted e agora tenho 126gb de espaço não alocado, mas quando tento aumentar o do Windows ele não deixa, alguém sabe o que preciso fazer ??
obs1: já tentei VIA BOOT por pendrive e dá no mesmo!
obs2: antes e depois de remover o espaço de 126gb eu não conseguia aumentar!
Olá @eliasef, tudo bem contigo?
Você não está conseguindo aumentar o tamanho da partição SDA3 porque existem outras partições entre ela e o espaço que você liberou.
Existem formas de contornar isso:
- Você pode “mover” as partições do Linux para o final do disco, o que é potencialmente arriscado, porque envolveria muita realocação de dados.
- Você pode através do Windows, usar o gerenciador de partições para “estender” a partição primária com o espaço que está sobrando no disco.
A segunda opção é bem menos problemática e geralmente funciona muito bem, apenas tenha em mente que, se você optar pela segunda opção, você terá duas partições físicas trabalhando como se fossem apenas uma.
P.s.: não importa a situação, faça backup dos seus dados por segurança.
Então… não posso estender o volume, eu procurei no youtube como fazer isso e o máximo que consegui foi estender 500 mb de um disco de recuperação que excluí… o que tenho que fazer ??? eu já segui o passo a passo do link que você mandou, não sei o que fazer.
Particionamento de disco realmente pode dar dor de cabeça, já passei por isso algumas vezes, a minha solução costuma ser um tanto drástica: faço backup de tudo, formato todo o disco e deixo como eu quero
Bom, deixa eu tentar explicar de uma forma simples.
Tá vendo como essas partições estão desenhadas no GParted? Então, essa representação é bem acurada, na realidade. As partições estão fisicamente alocadas exatamente desta forma em seu disco. Portanto, para poder expandir a partição de 500GB do Windows adicionando os 126GB, esse espaço livre deveria estar “ao lado” da partição do Windows.
Portanto, isso não é possível dado o seu esquema de partições atual. Até existem formas de mover uma partição no disco, mas isso envolve muito tempo e uma boa chance de perder dados.
Tem também a opção de criar uma partição no espaço livre e usar como outra unidade no Windows, por exemplo unidade D:\
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.