Estou tentando atualizar meu sistema e não consigo, ao clicar em programas aparece essa mensagem e quando tento pelo terminar aparece esse erro
No terminal, execute os comandos:
sudo apt update
sudo apt dist-upgrade
De acordo com essa mensagem de erro
Parece que o endereço do repositório Experimental está incorreto. Verifique no /etc/apt/sources.list
se o Experimental está como
deb https://deb.debian.org/debian experimental main
Para mais informações sobre esse repositório, tem na Documentação do Debian.
Outro detalhe são os repositórios do KeepOS que foram ignorados. Não sei até que ponto eles estão atrapalhando essa atualização.
Tentei ja e nada, continua para instalar
Parece que o Experimental está realmente incorreto.
Tente substituir esse hto://
por http://
e mande um sudo apt update
para ver se consegue atualizar a lista de repositórios e assim atualizar o sistema.
Se o Nano estiver instalado, você pode usar um sudo nano /etc/sources.list
para poder corrigir isso. Para salvar no Nano, a combinação é Ctrl+O e para sair e Ctrl+X
Teria que usar o sudo nano /etc/sources.list
para alterar a sources.list.
Atenção que não é para excluir todo o conteúdo na sources.list, mas sim apenas arrumar a linha que está incorreta.
Os outros repositórios são importantes, pois é onde estão a maior parte dos pacotes que o sistema usa.
Tem algum vídeo que ensine isso? Porque não estou conseguindo, ja procurei e não acho.
Agora tenta atualizar com o sudo apt upgrade
Imagino que a solução seria voltar o arquivo sources.list para o original e remover os pacotes que foram instalados de repositórios incompatíveis que foram adicionados manualmente.
Sabe me informar como?
Precisa saber qual era o conteúdo original do sources.list. Se vc usa o keep os, então teria que ver com outra pessoa que usa o mesmo sistema para saber quais são os repositórios originais.
Depois tentar atualiar o sistema e ver quais são os pacotes que estão com dependencias desencontradas ou em conflito de versões. Isso vai ser caso a caso.
Para os pacotes que vc puder desinstalar, menos um problema. Pra aqueles que estão em versão superior, precisa fazer o downgrade para a versão mais recente do repositório padrão do keep os.
Então, eu não sei qual é o conteúdo do sources.list original. Provavelmente vc alterou ele, mas se seguiu algum bom tutorial para fazer a alteração então vc salvou uma cópia.
Depois de alterado, use apt clean
depois apt update
depois apt upgrade
depois apt --fix-missing install
Esses comandos já devem exibir uma saída com um monte de problemas que terão que ser tratados um a um.
Limpei a source list e reinstalei tudo, resolveu. Muito obrigado!!!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.