Instalei o sistema operacional em menos de um mês e ele veio com um grave problema no bluetooth: não consigo ativar ele.
Ele inicialmente não apresentava esse problema, mas apresentou depois de alguns dias.
No começo eu conseguia resolver esse problema com os comandos:
sudo rmmod btusb
sudo modprobe btusb
Mas agora não ativar novamente o bluetooth com esses comandos.
Já vasculei tudo na internet para resolver o problema, como reinstalar o bluez, remover ele e instalar novamente. Já li até os tópicos daqui, mas nada funciona.
Qual a marca do dispositivo bluetooth rapaz, eu tenho aqui um TP-LINK Bluetooth e um TP-LINK WI-FI e tenho mais dois TUNGLE 2.0 bluetooth 4.0 xing ling que conecta e desconecta e não funciona mais a não ser se desconectar e plugar de novo.
O comando “inxi -fxz” não está disponível para mim.
Com relação ao meu status do bluetooth:
● bluetooth.service - Bluetooth service
Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/system/bluetooth.service; enabled; preset: enabled)
Active: active (running) since Tue 2024-06-04 09:08:49 -03; 2h 25min ago
Docs: man:bluetoothd(8)
Main PID: 938 (bluetoothd)
Status: "Running"
Tasks: 1 (limit: 8112)
Memory: 3.0M (peak: 3.3M)
CPU: 88ms
CGroup: /system.slice/bluetooth.service
└─938 /usr/libexec/bluetooth/bluetoothd
jun 04 09:08:49 caik-franco-Aspire-A315-41 systemd[1]: Started bluetooth.service - Bluetooth service.
jun 04 09:08:49 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: Starting SDP server
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support csip plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: profiles/audio/micp.c:micp_init() D-Bus experimental not enabled
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support micp plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support vcp plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support mcp plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support bass plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support bap plugin
jun 04 09:08:51 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: Bluetooth management interface 1.22 initialized
~
Passo pelo mesmo problema desde o 23-10 e agora com o 24-04, nenhum dispositivo bluetooth conecta, meu computado é um Dell Inspiron 5448 e nem o mouse Dell conecta nele.
Você poderia experimentar se o bluetooth funciona em outras distros. Crie um Live USB com outro sistema como o Zorin ou Linux Mint, e veja se o bluetooth funciona neles.
Boa tarde rapaz, com todo respeito e não quero te desrespeitar mas existe uma solução alternativa mas temo que você não use essa alternativa então vamos lá.
O seu notebook foi projetado somente para windows. A alternativa seria colocar um mouse USB e colocar um adaptador bluetooth TP-LINK e seja feliz. O notebook de meu vizinho é parecido com o seu, ele instalou o fedora workstation, plugou um teclado e mouse usb externo e um nano-usb UB500 TP-LINK e ele tá feliz da vida.
Rimana desculpa a demora em responder, não se preocupe pqe vc não me desrespeita de jeito algum, afinal eu sou um vovô da TI (65 anos e ainda codando atualmente em java ).
Voltando ao assunto, vc tem razão a maquina foi feita para usar com windows (que desperdício) por isso passei a utilizar o mouse na USB e desisti de tentar usar o bluetooth e tá tudo bem.
Tudo de bom pra vc e um abraço grande.
Também desisti de utilizar o mouse no bluetooth, afinal a maquina foi feita pela para ser usada com Windows (que desperdício) e por isso passei a usar o mouse pela USB.
Valeu sua ajuda e um grande abraço.
Eu utilizo um dongle Bluetooth 5.0 Baseus Ba04, ele funciona bem, mas sempre tive um problema que na inicialização do sistema se estiver conectado na maquina ele não ativa, o sistema reconhece, mas não ativa.
Para que ele ative tenho de remover e reconectar do pc, dai então ele funciona muito bem, porem isso começou a me incomodar um pouco.
Atualmente estou utilizando o ubuntu 24.10, mas já tenho esse mesmo problema a vários anos