Instalei o sistema operacional em menos de um mês e ele veio com um grave problema no bluetooth: não consigo ativar ele.
Ele inicialmente não apresentava esse problema, mas apresentou depois de alguns dias.
No começo eu conseguia resolver esse problema com os comandos:
sudo rmmod btusb
sudo modprobe btusb
Mas agora não ativar novamente o bluetooth com esses comandos.
Já vasculei tudo na internet para resolver o problema, como reinstalar o bluez, remover ele e instalar novamente. Já li até os tópicos daqui, mas nada funciona.
Qual a marca do dispositivo bluetooth rapaz, eu tenho aqui um TP-LINK Bluetooth e um TP-LINK WI-FI e tenho mais dois TUNGLE 2.0 bluetooth 4.0 xing ling que conecta e desconecta e não funciona mais a não ser se desconectar e plugar de novo.
O comando “inxi -fxz” não está disponível para mim.
Com relação ao meu status do bluetooth:
● bluetooth.service - Bluetooth service
Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/system/bluetooth.service; enabled; preset: enabled)
Active: active (running) since Tue 2024-06-04 09:08:49 -03; 2h 25min ago
Docs: man:bluetoothd(8)
Main PID: 938 (bluetoothd)
Status: "Running"
Tasks: 1 (limit: 8112)
Memory: 3.0M (peak: 3.3M)
CPU: 88ms
CGroup: /system.slice/bluetooth.service
└─938 /usr/libexec/bluetooth/bluetoothd
jun 04 09:08:49 caik-franco-Aspire-A315-41 systemd[1]: Started bluetooth.service - Bluetooth service.
jun 04 09:08:49 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: Starting SDP server
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support csip plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: profiles/audio/micp.c:micp_init() D-Bus experimental not enabled
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support micp plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support vcp plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support mcp plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support bass plugin
jun 04 09:08:50 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: src/plugin.c:plugin_init() System does not support bap plugin
jun 04 09:08:51 caik-franco-Aspire-A315-41 bluetoothd[938]: Bluetooth management interface 1.22 initialized
~
Passo pelo mesmo problema desde o 23-10 e agora com o 24-04, nenhum dispositivo bluetooth conecta, meu computado é um Dell Inspiron 5448 e nem o mouse Dell conecta nele.
Você poderia experimentar se o bluetooth funciona em outras distros. Crie um Live USB com outro sistema como o Zorin ou Linux Mint, e veja se o bluetooth funciona neles.
Boa tarde rapaz, com todo respeito e não quero te desrespeitar mas existe uma solução alternativa mas temo que você não use essa alternativa então vamos lá.
O seu notebook foi projetado somente para windows. A alternativa seria colocar um mouse USB e colocar um adaptador bluetooth TP-LINK e seja feliz. O notebook de meu vizinho é parecido com o seu, ele instalou o fedora workstation, plugou um teclado e mouse usb externo e um nano-usb UB500 TP-LINK e ele tá feliz da vida.
Rimana desculpa a demora em responder, não se preocupe pqe vc não me desrespeita de jeito algum, afinal eu sou um vovô da TI (65 anos e ainda codando atualmente em java ).
Voltando ao assunto, vc tem razão a maquina foi feita para usar com windows (que desperdício) por isso passei a utilizar o mouse na USB e desisti de tentar usar o bluetooth e tá tudo bem.
Tudo de bom pra vc e um abraço grande.
Também desisti de utilizar o mouse no bluetooth, afinal a maquina foi feita pela para ser usada com Windows (que desperdício) e por isso passei a usar o mouse pela USB.
Valeu sua ajuda e um grande abraço.