Não consigo acessar HD no Ubuntu

Instalei um SSD m2 no meu notebook Dell.
Minha intenção era utilizar o HD convencional já existente para backup de arquivos.

No entanto, mesmo montado, toda a vez que eu tento acessar o HD pelo Nautilus do Ubuntu, recebo esta mensagem de erro:

“Não foi possível localizar o arquivo solicitado. Verifique a grafia e tente novamente.”

Ele está montado com sistema de arquivos ext4 (todo espaço), primário.

Já pesquisei muito na rede, mas não encontrei solução.

Alguém pode me ajudar?

e se vc formatar ele em ntfs com o gparted ?

Poste alguma captura de tela… Vai ajudar a identificar o problema.

Vc está buscando por algum arquivo e surge essa mensagem?

Meu notebook só tem o Ubuntu instalado. Como não pretendo instalar o Windows, escolhi a opção com ext4 para o HD que pretendo utilizar para fazer backups de arquivos.

1 curtida

A única informação que recebo ao tentar acessar o HD que gostaria de utilizar para backup quando abro o Nautilus é esta: “Não foi possível localizar o arquivo solicitado. Verifique a grafia e tente novamente.” Acredito que o problema dever estar relacionado a alguma definição na montagem do HD no GParted. Montado o HD está…o problema é que o Ubuntu não está conseguindo encontrar o caminho certo pra ele. Acredito que eu precise editar algum arquivo pra resolver isso, mas até agora não descobri. Obrigado pelo seu interesse em me ajudar! Valeu!

Já tentou apagar a partição que tem no HD e criar uma nova? Sla mano, vai que dá certo :sweat_smile:

Lissandro,
Já tentei cara umas 3 vezes e nada…o problema permanece…vou continuar pesquisando…se eu descobrir vou postar aqui pra compartilhar com os demais amigos do fórum do Dio

1 curtida

Como vc vai usar so pra guardar arquivos seria mais facil formatar em ntfs aqui eu uso um em ntfs e não tenho esse problema.

Obrigado pela dica Diego. Vou tentar e ver o que acontece. Valeu!

Poste o seu arquivo fstab aqui.

1 curtida

Estranho poste um print do seu HD


e do seu /etc/fstab

Acessei a opção discos do Gnome (primeiro print) e a opção editar pontos de montagem do HD (segundo print) que não estou conseguindo acessar.

Segue o print também do fstab.

Alguma sugestão?

Cara…

Abre o Terminal e rode:

Pegue as UUID dos seus dispositivos. Cada dispositivo (HD, pendrive, seja o que for) tem um UUID próprio. Copie ele e coloque no seu fstab.

1 curtida

Depois disso você terá que modificar algumas linhas no arquivo.

O problema é que eu nunca editei o fstab, e te confesso que esta sopa de letrinhas - dá uma olhada no print que enviei anteriormente - não me permitiu descobrir onde colocar os dados de UUID. Desculpa a minha ignorância - tô perdido - saberia me dizer como faço isto?

Seguem os dados dos meus 2 discos: o principal (SSD) e o segundo (HD) que não tô conseguindo fazer funcionar direito no meu Ubuntu:

SSD

UUID 461c80f2-6a05-48c8-ac36-c0e1ae9cad2d

HD

UUID 67f587ad-3f32-4aa6-8503-5296e9d96b81

Basta você substituir os dados. Por exemplo, meu fstab:

UUID=e41bd62d-710f-43b4-808e-b5bfcd51dcdc / ext4 rw,noatime 0 0

UUID=36371468-1b3e-4495-b8c8-322c7d0b4b82 none swap defaults,pri=-2 0 0

Cada UUID é uma identificação do seu dispositivo.

Veja, o meu HD é diferente do seu.
O meu: e41bd62d-710f-43b4-808e-b5bfcd51dcdc
O seu: 67f587ad-3f32-4aa6-8503-5296e9d96b81

Obrigado amigo pela sua resposta. Minha dificuldade é que não estou conseguindo localizar o lugar dentro do arquivo do meu fstab em que devo inserir as informações necessárias do UUID do SSD e do HD. Meu receio é fazer uma besteira e o meu SSD deixar de funcionar. Se isso acontecer, aí tô ferrado.

@victorhcardoso, beleza ?

O arquivo em questão ( o fstab ) fica dentro de /etc .
Para editar tem que ter permissões como root.

Exemplo logado com root, no terminal :
[root@localhost claudiomar] # vi /etc/fstab

Exemplo logado como usuário comum, no terminal (se o sudo estiver configurado).
[claudiomar@localhost ~] $ sudo vi /etc/fstab

Uma vez aberto, clique em i para entrar no modo edição , depois de editado o arquivo, tecle esc para sair do modo edição , e em seguida “:w” + enter e depois “:q” (w= para escrever e q = para sair) .
Mais informação sobre o vi , no próprio terminal digite “man vi

Um abraço !!!

Claudiomar,

Obrigado pela resposta.

O problema amigo é a minha falta de experiência na edição do arquivo fstab. Por exemplo, sei que preciso incluir o dado de UUID do HD que o Ubuntu não está conseguindo acessar, mas não sei em que linha do meu arquivo fstab eu posso fazer isso com segurança sem correr o risco de fazer uma besteira.

Os dados do blik:

Você saberia me dizer em que local do arquivo fstab eu posso adicionar os dados que estão faltando? Meu SSD está funcionando OK, mas o HD não consigo acessar. Neste caso basta adicionar os dados de UUID do HD?

Muito obrigado pela atenção!

Recomendo fazer uma cópia desse arquivo
com root
# cp -v /etc/fstab /etc/fstab.bak
ou com sudo
$ sudo cp -v /etc/fstab /etc/fstab.bak