Meu notebook só tem o Ubuntu instalado. Como não pretendo instalar o Windows, escolhi a opção com ext4 para o HD que pretendo utilizar para fazer backups de arquivos.
A única informação que recebo ao tentar acessar o HD que gostaria de utilizar para backup quando abro o Nautilus é esta: “Não foi possível localizar o arquivo solicitado. Verifique a grafia e tente novamente.” Acredito que o problema dever estar relacionado a alguma definição na montagem do HD no GParted. Montado o HD está…o problema é que o Ubuntu não está conseguindo encontrar o caminho certo pra ele. Acredito que eu precise editar algum arquivo pra resolver isso, mas até agora não descobri. Obrigado pelo seu interesse em me ajudar! Valeu!
Lissandro,
Já tentei cara umas 3 vezes e nada…o problema permanece…vou continuar pesquisando…se eu descobrir vou postar aqui pra compartilhar com os demais amigos do fórum do Dio
O problema é que eu nunca editei o fstab, e te confesso que esta sopa de letrinhas - dá uma olhada no print que enviei anteriormente - não me permitiu descobrir onde colocar os dados de UUID. Desculpa a minha ignorância - tô perdido - saberia me dizer como faço isto?
Seguem os dados dos meus 2 discos: o principal (SSD) e o segundo (HD) que não tô conseguindo fazer funcionar direito no meu Ubuntu:
Obrigado amigo pela sua resposta. Minha dificuldade é que não estou conseguindo localizar o lugar dentro do arquivo do meu fstab em que devo inserir as informações necessárias do UUID do SSD e do HD. Meu receio é fazer uma besteira e o meu SSD deixar de funcionar. Se isso acontecer, aí tô ferrado.
O arquivo em questão ( o fstab ) fica dentro de /etc .
Para editar tem que ter permissões como root.
Exemplo logado com root, no terminal : [root@localhost claudiomar] # vi /etc/fstab
Exemplo logado como usuário comum, no terminal (se o sudo estiver configurado).
[claudiomar@localhost ~] $ sudo vi /etc/fstab
Uma vez aberto, clique em i para entrar no modo edição , depois de editado o arquivo, tecle esc para sair do modo edição , e em seguida “:w” + enter e depois “:q” (w= para escrever e q = para sair) .
Mais informação sobre o vi , no próprio terminal digite “man vi”
O problema amigo é a minha falta de experiência na edição do arquivo fstab. Por exemplo, sei que preciso incluir o dado de UUID do HD que o Ubuntu não está conseguindo acessar, mas não sei em que linha do meu arquivo fstab eu posso fazer isso com segurança sem correr o risco de fazer uma besteira.
Você saberia me dizer em que local do arquivo fstab eu posso adicionar os dados que estão faltando? Meu SSD está funcionando OK, mas o HD não consigo acessar. Neste caso basta adicionar os dados de UUID do HD?