Não consigo acessar alguns sites quando conecto a VPN

Olá pessoal,

Estou enfrentando dificuldades para acessar alguns sites enquanto estou conectado a uma VPN no meu sistema Linux Zorin OS. Já tentei diversas configurações de DNS, mas até o momento, não obtive sucesso.

Além disso, também experimentei diferentes servidores DNS públicos, incluindo Google DNS, OpenDNS, Cloudflare DNS, entre outros. No entanto, mesmo após todas essas tentativas, continuo enfrentando problemas de conexão com determinados sites enquanto estou conectado à VPN.

Exemplo de um site q preciso acessar : https://gitlab.saude.gov.br/
para acessar preciso da VPN

Se alguém tiver alguma sugestão ou solução para esse problema, ficarei muito grato pela ajuda.

Obrigado.

Já tentou outra VPN para ver se consegue se conectar aos sites?

Qual VPN esta utlizando?
Tentou conectar via terminal?

Se for OpenVPN e você esta fazendo a importação pelo Gnome, marque essa opção em IPV4 e IPV6 e testa novamente.

Estou usando forticlient,
Já ,arquei essa opção mencionada, estou percebendo que quando estou conetando o forticlient está resetando o meu arquivo /etc/resolv.conf

Só tentei a forticlient mesmo, só ela aceita para o meu trabalho

Sugeri experimentar com outra VPN apenas para ter certeza, caso conseguisse acessar o site, que o problema era com a “sua” VPN e não com outra configuração do computador.

Tentou em navegadores diferentes? Sem AdBlock?

Firewall desativado?

Tentei duas VPN diferentes e uma conexão via terminal com PPP e mesmo assim o erro continua

alguns sites detectam que vc acessa de ip distinto de sua localização e bloqueiam. n s esqueça de que vpn criptografa requisição até a “saída” da vpn, mas sua localização é determinada pelo gps, cookies etc. um jeito de conferir é desativar temporariamente a vpn e tentar a conexão. se funcionar, taí o problema. Por exemplo: itaú, nubank, riocard, hotmail etc.

Esse é o problema, não posso desligar a vpn pq os sites que preciso acessar precisa da VPN, são os sites internos da empresa que trabalho,

conectand pelo windows está funcionando perfeitamente

Como resolvi o problema:
Primeiro erro:
O arquivo /etc/resolv.conf estava sendo apagado sempre que eu iniciava a VPN, perdendo todas as configurações.
Solução: O arquivo resolv.conf é linkável. Para resolver isso, tive que apagá-lo e criar um novo arquivo com o mesmo nome, garantindo assim que as configurações não fossem perdidas.

Segundo erro: A VPN não conectava quando eu adicionava o nameserver do servidor da VPN no arquivo resolv.conf.

Solução paliativa:** Antes de conectar a VPN, era necessário remover todos os nameservers, deixando apenas o do provedor da minha internet. Assim, a VPN conseguia se conectar. Após a conexão, os nameservers do provedor da VPN eram restaurados.

Exemplo:
Antes de conectar a VPN:

nameserver 127.0.0.53
#nameserver 10.1.2.11
#nameserver 10.1.2.12

Após a conexão:
nameserver 127.0.0.53
nameserver 10.1.2.11
nameserver 10.1.2.12

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.