Não consigo aceder nem ao Windows nem ao Pop

Então, instalei o Pop OS no meu Acer que usa UEFI (2018) e fiz como diz na wiki do Pop para fazer dual boot: Coloquei o / em uma partição de 50 Gb, o /home numa de 150, o swap 4GB e o /boot/efi numa partição FAT32 com 512 MB. Ao reiniciar, apareceu o Grub bugado para introduzir comandos e não consigo aceder nem a um nem ao outro. Todas as opções da BIOS são GRUB’S estragados ou mensagens “Security Boot Fail”

Acredito que voce tenha que desabilitar o security boot antes.

1 curtida

E isso é seguro? (20)

1 curtida

É uma medida a mais para ajudar o computador a resistir a ataques e infecções por malware. Para não se prolongar com explicações, segue o link com informações disponibilizadas no site da Microsoft: É seguro desativar o Segurity Boot?

No site da Acer existe uma dica de como desabilitar: Como Ativar ou Desativar o Secure Boot Note que não há tentativa de impedimento, informando que pode prejudicar, de alguma forma.

Acredito que é uma ótima segurança no meio corporativo, mas não vejo muita utilidade para usuário doméstico.

1 curtida

Tentei instalar o reFind mas não funcionou. Vou tentar desativar o secure boot então. Já agora, porque é que eu tenho tantos “Windows Boot Manager” e Itens sem nome na BIOS?

Assim:


E no F12:

Boa pergunta, teria que dar uma olhada de casa como está aparecendo no meu micro, para te dar uma resposta sem achismo. Mas pode ser algo relacionado as partições e/ou entradas antes utilizadas e cadastradas no modo UEFI, como apontam para uma antiga instalação, acabaram perdendo a referencia, porem é somente especulação mesmo.

Quer que mande foto das partições?

Isso, manda ae. Pode ajudar a desvendar.


Instalo o GRUB ou o GRUB? Ou o ReFind? Onde?

De preferência no /boot/efi, ou seja, /dev/sda10.

Porque foram criadas várias entradas pelo windows. Provavelmente (achismos) quando você mudou o particionamento, ele criou mais uma. A princípio não é problema ter entradas obsoletas, mas quiser consertar vai precisar saber qual é a correta e apagar as demais (seja pelo próprio firmware da placa-mae, seja pelo efibootmgr, ou pelo windows com bcdedit.

No linux, use sudo efibootmgr -v para verificar se há diferenças de valor nessas entradas.

1 curtida

Tive que reinstalar o Pop com sem /home separada porque estava a dar uns erros e parecia só um Ubuntu com customização sem as funções da placa híbrida. Ja reinstalei e está tudo bem. Agora só me falta reinstalar o GRUB mas depois mando as partições e o comando.

Não funciona.

O Meu GParted:

E o resultado do comando:

(Já instalei o GRUB)

Como instalei o GRUB:

1 curtida

Desconheço qual programa é esse. Mas pelo erro o programa está pedindo para ser indicado a partição que possui o seu sistema Linux (o raiz, que está em /dev/sda4). Não consigo dar uma informação precisa.

1 curtida

Parece que está correto aqui. Primeira opção de boot ( 0003) é o grub que foi instalado pelo ubuntu.

A opção 0001 é um boot seguro que também foi instalado pelo ubuntu. Porém essa entrada de boot está na primeira partição EFI (sda1) junto com o bootloader do windows (opção 0002)

Opção 0005 é o systemd-boot padrão do Pop, que está instalado na partição sda7.

Como está aí para acessar o computador? Você consegue acessar algum prompt do grub? Como conseguiu acessar o pop? Como consegue acessar o windows?

1 curtida

O EFI faz uma bagunça de partição o MBR só criava 1 partição e instalava tudo nela era bem mais limpo.
Ai agora tem que ficar decifrando esse monte de partição no HD.

1 curtida

Já instalei o GRUB e agora consigo aceder a todos os sistemas.

1 curtida