Não consigo abrir o tuxguitar no Archlinux

Olá! tinha o tuxguitar instalado no meu arch-linux. instalei o jdk15 e jre, depois quando vou abrir o tuxguitar aparece isso:
tuxguitar
Error: LinkageError occurred while loading main class org.herac.tuxguitar.app.TGMainSingleton
java.lang.UnsatisfiedLinkError: /usr/lib/jvm/java-15-jdk/lib/libnio.so: /usr/lib/jvm/java-15-jdk/lib/libnio.so: undefined symbol: ipv6_available

Como faço para consertar?

• Já removi, já reinstalei. apaguei o tuxguitar, apaguei o tuxguitar-gtk2. Já reintalei o jdk, jre. Mesmo assim na busca pelo tux no xfce4 que uso aparece lá o icone.
    Já instalei swt. Fiz yay -Rsu tuxguitar, já removi a pasta /usr/share/tuxguitar. já instalei de novo. já deu problema por ter dois tuxguitar e a reinstalação parar. Tá ■■■■!

Olá @NSPlayer seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Esse problema é como “achar uma agulha no palheiro”. Eu fiz pesquisas sobre e o que eu consegui encontrar foi aqui:

Mas este Tópico é mais específico para o J11 e como cada nova versão do Java eles tem mudanças agressivas então… Mas pode te dar uma luz, neste caso seria procurar o arquivo libjvm.so, segundo o Tópico estaria localizado em /jre/lib/amd64/server/ e acrescentar o caminho $LD_LIBRARY_PATH

Mas…

:pray:t2:

Obrigado! pela ajuda! Vou dar uma olhada aqui. Eu reinstalei o meu archlinux, sddm, xfce4. Depois deixar ele ok, baixei o jdk15, e deu os mesmos erros.
tuxguitar
Error: LinkageError occurred while loading main class org.herac.tuxguitar.app.TGMainSingleton
java.lang.UnsatisfiedLinkError: /usr/lib/jvm/java-15-jdk/lib/libnio.so: /usr/lib/jvm/java-15-jdk/lib/libnio.so: undefined symbol: ipv6_available

Pelo texto o problema esta nesse libnio.so. nao faco ideia de como editar esse arquivo. vou ler o link que voce postou.

usa uma versão mais velha do java
sudo pacman -Syu jre11-openjdk ou 8, ou 7…
e desinstala a nova, claro

:: (1/1) Analisando SRCINFO: jdk7
==> Criando o pacote: jdk7 7u80-1 (sex 26 fev 2021 17:50:38)
==> Obtendo fontes…
→ Baixando jdk-7u80-linux-x64.tar.gz…
The source file for this package needs to be downloaded manually
since it requires a login and is not redistributable.
Please visit
https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/
Java SE … JDK, Download v
and download
jdk-7u80-linux-x64.tar.gz
to your Downloads folder (XDG_DOWNLOAD_DIR) or in with the PKGBUILD.

Please do not post alternate sources. They are not legal. Advertising
will get them taken down by Oracle or too much traffic. Keep it a
secret.
==> ERRO: Falha ao baixar manual://jdk-7u80-linux-x64.tar.gz
Abortando…
erro ao descarregar as fontes: jdk7

Isso foi com pacman ou yay?
Há opções no AUR, vc pode tentar compilar antes de ir pra solução apontada de baixar o binário e instalar direto…

Foi no yay. Compilar antes?

Esse pacote existe no pacman tbm (eu acho - pesquisei e veio isso aí). Tentou nele?

(Eu uso o Pamac, isso facilita um pouco…)

Consegui resolver o problema. Primeiramente quero agradecer a todos os que deram dicas. Mas, encontrei em um site o seguinte comano:

echo $PATH

dando como resposta:

/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/bin:/usr/lib/jvm/default/bin:/usr/bin/site_perl:/usr/bin/vendor_perl:/usr/bin/core_perl

Nessa parte que deixei em negrito temos /usr/lib/jvm/default/bin, fui lá nessa pasta através do terminal. Chegando lá encontrei pastas entre elas jdk8 jdk15 openjdk15, então cheguei na conclusão que o problema é que o sistema não sabia qual java desses usar, eu teria que configurar um padrão. Fui nesse endereço https://aur.archlinux.org/pkgbase/tuxguitar/?O=10&PP=10 aqui ver se tinha alguma padrão de instalação. No comentário do usuário buzo estava a solução. Apaguei as outras pastas e deixei somente a do jdk15. Claro que eu já havia desinstalado o jdk8 , e etc. Instalei o jdk15 que é o padrão.
digitei como super usuário:

archlinux-java set java-15-openjdk

Nessa linha acima entendi que o arch configura o java-15-openjdk como padrão.
Pronto! Funcionou bonitinho!
Na figura em anexo está o comentário do buzo. ele cita usa o 14, só modifiquei para 15.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.