Pessoal voltando aqui de novo, como disse antes comprei o notebook veio com Linux Policorp so que me desculpe quem fez to achando um porre, nada intuitivo e simples de mecher como o mint por exemplo ou outros, o caso é o seguinte quero botar o mint nele, mas se tirar o policorp fico fora da garantia de 1 ano, tem como eu colocar o policorp novamente caso de problema nele futuramente? Tentei usar mas achei estressante.
Ps: ainda to um pouco na duvida quero escolher o melhor possivel que seja facil de usar, atualizar etc… vou de Mint,Zorin Os ou Pop Os
Pra Faculdade/Acadêmico?
Normalmente empresas que vendem PCs com linux se tornam mais baratos do que com sistemas windows, é como se eles só vendesse o PC ou notebook crú sem o sistema.
Por ser mais barato eles colocam um sistema qualquer só pra dizer que tem um sistema sabendo que o usuário vai formatar para usufruir de outro sistema. Eu não sei se isso é jogada de marketing mas não faz sentido um empresa vender um PC/Notebook com sistema windows pra depois ter que ela pagar parte desse valor para a microsoft pelo seu sistema.
Isso de ter que manter o software original é uma lenda. O que acontece é que algumas vezes algumas empresas usaram essa desculpa para negar a garantia. A real é que se há má vontade por parte da empresa na garantia, pode-se alegar uma infinidade de coisas para negar a garantia, as vezes até um amassadinho, até chegar ao ponto do consumidor ir no Procon ou então abrir um processo no juizado especial.
Quando a empresa está com intenção de prestar um bom serviço, não é a alteração do sistema operacional que vai impedir a reparação. Eu até indico que, ao mandar um aparelho para a garantia, que o disco seja zerado e instale o sistema operacional do zero (claro, se for possível), evitando assim que seus dados sejam acessados por terceiros.
Falo isso com propriedade por já ter um notebook com problema no cabo flat dentro do período de garantia, e a empresa não tinha peça de reposição. Ficaram me enrolando e, quando deu 40 dias do aparelho na assistência sem conserto (pela legislação são 30 dias, mas ainda dei 10 de lambuja), entrei com processo no juizado especial para reaver o dinheiro e danos morais por ficar tanto tempo sem o computador. Não deu nem 3 dias que entrei com processo e a empresa me procurou para reembolsar o computador. Um ano e meio depois ainda ganhei a causa e um pequeno valor. No final só tive trabalho, pois o computador que comprei depois custou basicamente o mesmo que o antigo mais a indenização.
É por aí. No Brasil é praticamente obrigatório que um computador seja vendido com sistema operacional. Não que seja proibido a venda dessa forma, pois desconheço a legislação, mas é uma forma das lojas se protegerem contra processos de consumidores leigos que comprem o PC e cheguem em casa e ao ligar não poderem usá-lo.
Computador completo, mesmo que venha desmontado se comprar na internet, se não tiver licença Windows vem com a Trial de 30 dias se não me engano, ou algum Linux ruim, ou até mesmo um tal de Shell EFI, que pra ser sincero eu nem sei o que é isso. Eu só acho estranho que eles gastem tempo e recursos criando uma distro ruim ao invés de usar uma conhecida.
Tirando os Dell com Ubuntu, acho que só tive contato com um computador Positivo com Mandriva de um amigo, mas ele formatou poucos dias depois de comprar, e um netbook da positivo de minha prima que tbm vinha com Mandriva e funcionava muito bem apesar do hardware extremamente limitado pois era muito similar ao EeePC. Foram as únicas vezes que ví distro minimamente decente.
Tbm cheguei a ver um PC com Kurumin e Fenix Linux (da Fenix Systems). Apesar de aparentarem ser decentes, em uma época de Windows XPiratão não sobrevivem.
Olá Gabriel, entendo sua frustração inicial com o Policorp Linux, mas saiba que ele é, de fato, uma distro bastante robusta e muito bem adaptada para quem quer simplicidade e desempenho. O Policorp Linux é baseado no Debian, uma das distribuições mais populares e estáveis do mundo Linux. Isso significa que ele já vem com a segurança e confiabilidade de uma base sólida, e ainda recebe várias melhorias voltadas para tornar a experiência mais amigável, principalmente para quem é novo no universo Linux.
Entre os pontos de destaque do Policorp Linux, está o equilíbrio que ele oferece entre alto desempenho e facilidade de uso, aliando ferramentas inovadoras que simplificam o cotidiano. Além disso, ele foi pensado para garantir um ambiente rápido e intuitivo, ajudando a acelerar tarefas acadêmicas e profissionais.
Sobre o suporte, uma excelente ideia seria entrar em contato com a equipe de desenvolvimento do Policorp Linux para esclarecer sua dúvida sobre reinstalação, pois, caso você decida trocar de sistema operacional, ter a possibilidade de retornar ao Policorp Linux é sempre bom para garantir a manutenção da garantia. Eles poderão fornecer informações detalhadas sobre como proceder em casos assim e garantir que você mantenha o suporte técnico adequado.
A equipe pode ser contatada em contato@policorp.com.br