Olá amigos! Sou iniciante no Linux e estou realizando testes com algumas distros de 32 bits, num pen drive em modo live, afim de escolher uma para ressuscitar um velho note com Intel Celeron M440 1.86 GHz, 2 GB de memória e HD de 120Gb! Escolhi o MX Linux MX-21.3, com Xfce, pois achei que esta fluindo bem. Só que esbarrei num problema: não consigo realizar conexão de internet via wi-fi. Vejo as redes disponíveis, escolho minha rede, digito a senha, e passado um minuto é mostrada novamente a tela com a rede escolhida e senha digitada. Detalhe: realizei o mesmo teste com o Mageia 9 beta 1, também com Xfce, e conectou tranquilamente. Alguém tem alguma ideia de como resolver este problema? Desde já agradeço a ajuda!
Ola, me parece driver da sua placa. Ja tentou a versao MX-21.3_x64 “ahs” - Advanced Hardware Support”?
Amigo, é necessário ser uma distro 32 bits, pois o processador é antigo.
Se o Mageia atende bem, por que não ficar no Mageia? É um ótimo sistema.
Outra ótima opção para testar é o OpenSUSE Tumbleweed, que, diferentemente do OpenSUSE Leap, ainda está disponível em versão 32 bits. Aliás, o Tumbleweed é rolling release, com atualizações muito bem cuidadas.
Mas, se quiser insistir no MX Linux, pode deixar sua questão no fórum da distro, que é bem dinâmico e acompanhado de perto pelos desenvolvedores. É bem possível que eles adicionem o que está faltando para o wi-fi de seu computador.
Realmente também pensei no fórum da distro, porém decidi primeiro tentar algo aqui, na esperança de alguém ter vivenciado tal problema. Só espero que lá no fórum do MX Linux eles não me direcionem para o fórum do Debian. Daqui a pouco já vai valer a pena tentar o Debian puro!
Verifica se o MX Linux esta utilizando o mesmo driver do Magéia.
Digita isso no terminal.
inxi -N
PS: Precisa do inxi instalado
PS2: lembrando que o MX é baseado no Debian Stable, ou seja, os pacotes não são os mais atuais.
Em ambas as distros, o device é Broadcom BCM4318 e o driver é b43-pci-bridge.