Olá comunidade!
Estou usando no trabalho o MX Linux com KDE por N motivos, só vale informar aqui que não é opção nem mudar o hardware e nem a distro…
Instalei o x11vnc para acesso remoto (interno da empresa apenas) mas preciso dele na inicialização. Vi que tem funções via terminal pra ativar ele (com a senha e opções setadas etc) mas precisava delas no boot. Uma das opções que encontrei foi via systemd, mas o MX Linux não usa ele por padrão.
Dúvida 1: vi a opção no grub que muda pra ativar o suporte systemd e funcionou MAS, quando o sistema atualizar o kernel, vai manter esse parâmetro que coloquei manualmente no boot principal? (sem tem que mudar manualmente novamente ou ficar entrando nas opções avançadas toda vez?)
Dúvida 2: Qual seria a forma de rodar o x11vnc no boot SEM o systemd?
Valeu povo!
1 curtida
Utilizo o Devuan, então utilizo bastante o Sysv. Uma lista de comandos úteis que uso no dia a dia
service <serviço> start
service <serviço> stop
service <serviço> restart
service <serviço> status
Pode também utilizar esse comando para adicionar ao boot:
update-rc.d <serviço> defaults
1 curtida
o parametro do grub se mantém em qualquer kernel. as opções são para boot. creio que o systemd ativa automaticamente no boot após a instalação. veja se o x11vnc pode ser ativado com:
sudo systemctl enable x11vnc
sudo systemctl start x11vnc
se não der nenhuma mensagem de erro, você o terá configurado para o boot, sem depender o grub.
se o x11vnc não for inicializado pelo systemd, neste link te ensina como fazê-lo maualmente.
é interessante dar uma rápida leitura neste artigo que explica como o systemd funciona, com alguns comandos úteis que são amigos das horas difíceis. é bom ler e até imprimir.
não se apoquente com distros que usem ou ou não systemd, dizendo que é menos seguro etc e tal. tudo frescura para nós, meros mortais. use o systemd normalmente, se vc precisa dele. o importante é que lhe sirva. o resto, deixe para os filósofos do descontentamento e da desesperança.
2 curtidas
Valeu!
Esse link do Creating x11vnc system service foi o que eu encontrei pra fazer funcionar na inicialização, e por ele que eu fui entender sobre o systemd porque o mxlinux não tem ele por padrão mas nas opções avançadas tem, ai eu só vi qual era a diferença (um pedaço de linha) e coloquei.
Funcionou (demorou pra eu descobrir só que o firewall tava bloqueando) mas fiquei nessa de tentar entender se essa mudança ia permanecer e se ter systemd (que toda distro mais nova tem, então porque seria ruim? Tem cara de preciosismo mesmo) e se podia fazer sem o systemd caso a alteração no grub fosse “sumir” no próximo upgrade de kernel.
Valeu mesmo pelas informações.
1 curtida
é assim que se aprende no linux. batendo a cabeça, fuçando, aprendendo. boa sorte na sua jornada.