O Mullvad Browser, um navegador focado em privacidade,é desenvolvido em uma colaboração entre a Mullvad VPN e a equipe do Tor Project. Embora seja baseado no Tor Browser, ele não se conecta automaticamente à rede Tor.
Já vem com o nível de segurança “padrão” do Tor Browser, que bloqueia rastreadores, cookies de terceiros e scripts potencialmente perigosos (como o JavaScript em sites não-HTTPS), reduzindo sua exposição a rastreamento.
O tamanho da janela do navegador é fixo em uma dimensão específica, impedindo que os sites usem o tamanho da sua tela para criar uma impressão digital única, um método comum de rastreamento.
Também “simula” um fuso horário padrão (UTC), independentemente do seu fuso horário real. Isso evita que sites descubram sua localização aproximada com base nessa informação. Ao fechá-lo, todos os seus dados de navegação são automaticamente apagados, garantindo o anonimato.
Embora seja feito pela Mullvad, ele pode ser usado com qualquer VPN. A ideia é que a VPN oculta seu endereço IP real, enquanto o navegador impede que outros dados identifiquem você, criando uma camada dupla de proteção.
Mullvad Browser vs. Tor Browser
O Tor Browser foi feito para ser usado com a rede Tor, que anonimiza sua navegação roteando seu tráfego através de vários nós voluntários. Ele é ideal para quem precisa de anonimato extremo.
O Mullvad Browser foi feito para ser usado com uma VPN, criptografando seu tráfego e ocultando o IP, mas não oferece o mesmo nível de anonimato do Tor. O Mullvad Browser, nesse caso, adiciona uma camada de proteção contra o “fingerprinting” que a VPN, por si só, não oferece.
Você pode instalá-lo e usá-lo, sem maiores preocupações com downloads etc e tal, via flatpak. Para isso, além do flat instalado e repositórios configurados, basta usar o comando:
flatpak install flathub net.mullvad.MullvadBrowser
Olha o bicho aí:
Se realmente é essa maravilha toda, eu não sei. Que tal testá-lo e depois escrever suas impressões aqui no fórum? Fica a dica!