Mudar nome de utilizador Manjaro

Olá!

Como é que posso alterar o meu nome de utilizador (que está na /home …) sem formatar (se é que é possível)?
Sistema: Manjaro KDE

Obrigado :slight_smile:

https://wiki.archlinux.org/index.php/Users_and_groups_(Português)#Alterar_um_nome_de_login_ou_diretório_home_do_usuário

1 curtida

Bom, é meio trabalhoso, mas vamos lá:

Renomear usuário no Linux

Para renomear o usuário em sistemas Linux, usaremos o comando ‘usermod’ . A sintaxe do comando é,

usermod -l new_username old_username

Por exemplo, se temos um usuário chamado ‘Xinux26’ e queremos renomeá-lo para ‘Xinux27’, execute o seguinte comando no terminal;

sudo usermod -l Xinux27 Xinux26

Isso só mudará o nome de usuário e tudo o mais, como grupo, diretório inicial, UID permanecerá o mesmo.

Nota: - Você deve fazer logout da conta que está tentando renomear. Você também pode matar todos os processos em execução para esse usuário, para fazer isso, execute o seguinte comando:

sudo pkill -u e

sudo pkill -9 -u e

Renomeando o diretório inicial

Para renomear o diretório inicial para corresponder ao usuário renomeado, usamos a opção ‘-d’ com o comando ‘usermod’.

sudo usermod -d / home / Xinux27 -m Xinux27

Alterando UID para o usuário

Para alterar o UID do usuário, execute o seguinte comando,

sudo usermod -u 2000 Xinux27

onde ‘2000’ é o novo UID para o usuário.

Renomeando o grupo

Para renomear o grupo de ‘Xinux26’ para ‘Xinux27’, usaremos o comando ‘groupmod’. Use o seguinte comando para renomear o grupo,

groupmod -n Xinux27 e

Para usar um nome que já está em uso, mas você deseja usá-lo de qualquer maneira, o comando seria,

groupmod -o -n Xinux27 Xinux26

Depois de fazer as alterações necessárias, podemos verificar as alterações feitas usando o comando ‘id’,

id Xinux27

2 curtidas

Bem infelizmente o meu Manjaro estragou numa atualização, tenho que reinstalar, e assim já posso por o nome certo :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.