Mudar função do botão central do mouse no Mint 19.1 Cinnamon

O botão central do mouse possui uma função de copiar e colar. Sinto muita falta de usá-lo como é padrão no Windows, onde posso usar a função scrool clicando o botão central e movendo o mouse. Isso faz muita falta para rolar telas ou documentos muito extensos. Se alguém puder ajudar, obrigado desde já!

1 curtida

Posso estar enganado, mas essa é uma patente da Microsoft, por isso não está presente em outros sistemas por padrão.

Mas você pode mudar essa comportamento no seu browser com uma extensão:

Funciona igualzinho no Windows, parece que tem pra Firefox também.

3 curtidas

Mint 19.2 Cinnamon :thinking:, tá usando uma versão beta?

@Dio, sabe com funciona patente de software?
Nunca pensei a respeito, não sei como funciona direito, se uma empresa X cria um recurso de software, pode patentear e optar por não licencia-lo nunca, sendo de seu exclusivo uso, ou se depois de um tempo é obrigatoriamente liberado o uso via licenciamento e pagamento de royalties ou se mesmo o licenciamento também não tem um tempo limite e depois passaria a ser de domínio público. :thinking:

Realmente não tenho conhecimento profundo em patentes de software. Mas creio que registrando isso, você pode optar por somente você usar ou cobrar royalties por eles. A Microsoft, por exemplo, é dona de muitas patentes usadas em Smartphones Android, daí vem a questão deles ganharem muito com o Android mesmo sem ser “dona” do projeto.

Um exemplo interessante de restrição por patentes: Sabe o Plank Dock? Ela é originária do elementary OS e não pode ter aquela animação de zoom quando você passa o mouse nos ícones por padrão porque é uma patente da Apple para usar no visual do macOS.

1 curtida

Desculpe, digitei errado. Versão correta é 19.1

1 curtida

@Dio, muito obrigado! É que no meu caso o mais importante seria o uso fora do navegador. Rolar documentos de texto muito grandes assim como código fonte.

1 curtida

Entendo, bom não sei qual software você usa para programar, mas se usar o Visual Studio Code, pode ser que uma das várias extensões resolva o problema:

1 curtida

Não pode, mas funciona no lubuntu… já no fedora não funciona.