Sou viciado em ficar mudando de distro, por isso tenho uma partiçao backup para nao perder meus arquivos e um prefix do wine para nao perder os saves dos meus jogos.
Existe alguma forma de mudar de distro sem perder os arquivos da home.
Tentei criar uma partiçao exclusiva para o /home, porem creio que quando mudo de distro os arquivos de configuraç~ao do usuario vao junto, bagunçando a distro novo que instalo.
Alguem sabe se existe alguma soluçao para ter a nova distro instalado do zero e ja vim com os arquivos na /home com os arquivos da distro anterior
Somente com o /home separado mesmo. Bagunça quando são de ambientes gráficos diferentes. Se você tinha Kubuntu e instala Ubuntu Gnome, vai bagunçar algumas coisas por exemplo, pois um é KDE e o outro GNOME
1 curtida
Salve, @Gladstone_Mota
Você só “perde” a “pasta pessoal” com as configurações, caso aconteça:
-
Criar usuário (na nova distro) com ID diferente do usuário anterior. – Exemplo: – Eu sempre uso “flavio”, então o novo usuário “flavio” herda a pasta “flavio” que já existe na partição /home separada. – Nada se perde.
-
Caso o instalador da nova distro formate sua partição /home separada. – Neste caso, a “pasta pessoal” será destruída.
-
- Ao instalar uma nova distro, nunca aceite “particionamento guiado”, nem nada desse tipo. – Escolha sempre “particionamento manual” – ou “avançado”, ou “personalizado”, ou outro nome que signifique a mesma coisa.
-
- No final das configurações, examine com cuidado o “Resumo” das operações que serão realizadas. – Se indicar que sua partição /home será formatada, volte atrás e corrija. – Depois que der Ok, e começar o “show de slides”, não tem mais jeito.
-
- E lembre que cada “instalador” é diferente dos outros – e pode fazer coisas diferentes – e induzir a gente a se enganar.
Faço assim, há muitos anos, e só perco as configurações, quando dou bobeira e não vejo o instalador dizer que vai formatar:
Quando o instalador formata a partição /home, sempre existe um recurso: – Copiar de volta uma “pasta pessoal” – de outra distro, ou de um backup.
- Essa cópia precisa ser feita “de fora” da distro – pois a partição precisa estar desmontada. – Pode-se usar uma sessão Live Pendrive, ou outra distro que você tenha em dualboot.
Por exemplo, bobeei e deixei o instalador formatar minha partição Home5. – Criou numa pasta pessoal “flavio” zerada, que não me interessava. – Carreguei outra distro (openSUSE, Linux1 no meu PC), renomeei a pasta como “flavio_OLD”. – Usando o Midnight Commander (mc) como super-usuário (root) copiei minha pasta pessoal da partição Home12 (do MX Linux):
Neste caso, precisei fazer alguns ajustes – trocar o papel de parede, corrigir o ícone do System Settings (era do Plasma 5, agora é do Plasma 6) etc.
5 curtidas
Eu ia esquecendo isso:
Sempre uso KDE Plasma – por isso, preciso fazer poucos ajustes. – Por exemplo:
- No Plasma 5 o ícone do System Settings chama um pacote chamado “systemsettings5”. – No Plasma 6, basta corrigir para “systemsettings”, e o ícone do lançador volta a funcionar.
Quanto ao Wine, jogos, steam etc., acho que o DE não influi.
1 curtida
Esses arquivos raramente são absolutamente incompatíveis de distribuição para distribuição, especialmente quando as versões de pacotes estão próximas umas das outras.
A pior coisa provável de acontecer é você ter que manualmente fundir as configurações padrão da sua distro nova à sua configuração já existente, ou acumular tralha relacionada a pacotes específicos de distros/ambientes gráficos desinstalados nas pastas ocultas.
Adendo: dá até para fazer uma instalação manual (a estilo Arch Linux) e simplesmente não mexer na pasta /home, sem precisar deixá-la numa partição à parte (apesar dessa última opção realmente facilitar caso você ainda esteja muito distro-hopper e queira também experienciar os instaladores oficiais).
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.