Mudar a distro (de Ubuntu para Pop!_Os) e usar a mesma /home

Pessoal,

tenho o Ubuntu 20.04 no meu pc, instalado com a /home em uma partição específica (em um hd; todo o resto, em um ssd). Eu queria trocar para o Pop!_Os, que eu sei ser baseado no Ubuntu, então queria saber se é possível trocar um pelo outro, sem perder a /home.

Vi tutorias ensinando a fazer dual boot, mas não é bem isso que eu quero.
Se alguém puder me ajudar, agradeço.

P.S. Postei na categoria Avançado porque imagino que a dúvida não seja, necessariamente, de iniciante, mas não me considero um usuário avançado.

Na instalação você deve apontar o HD com a pasta /home. É só selecionar o /dev/sdX (sendo o X referente a sua partição com o /home) e NÃO marcar em hipótese alguma a opção para formatar.

4 curtidas

Entendi. Eu fico um pouco preocupado com a compatibilidade entre as distros e entre os softwares, que criam alguns arquivos de configuração na /home, correto? Isso pode causar algum problema? E sobre a questão do nome de usuário, é necessário que seja o mesmo, correto?

Sugiro que vc use outro nome, aí a instalação fica limpa. Daí vc pode ir copiando arquivos pessoais e as configs ocultas que julgue necessário. Isso é ainda mais relevante caso vc troque de interface gráfica…

2 curtidas

Sugiro que você, quando tiver tudo pronto para instalar o Pop!_OS, faça login no modo console, ou TTY (pressione Ctrl + Alt + F2, depois insira seu usuário e senha), apague todos os arquivos ocultos da sua pasta pessoal (/home/seuusuario) com esse comando:
rm -rf ~/.[0-z]*
Lembrando que você deve deslogar da sessão do ambiente gráfico do Ubuntu antes. Reinicie logo em seguida, com o comando reboot, e instale o novo sistema, utilize o mesmo nome de usuário, e marque a partição atual como a /home. Como disseram, cuidado para não marcar a opção de formatar a partição.

1 curtida

Legal, @Thiago12 !
Obrigado.

Vou fazer os procedimentos aqui e, depois, volto pra contar.
Obrigado a todos.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.