Mudanças para o elementary OS 6

Em anuncio feito nesta segunda-feira (5 de outubro) o Fundador e CEO do projeto elementary OS, Daniel Foré, falou um pouco das mudanças em que o sistema vai passar.

Já no começo do post, Daniel fala o porque do foco da equipe na nova versão do sistema, dando a seguinte declaração (tradução):

“Em suma, a resposta é grande, mudanças significativas em tecnologia. Embora nossos updates para o elementary OS 5 tenham sido complementares, o elementary OS 6 faz uma ruptura com o velho “encanamento” e repensa como as coisas funcionam debaixo do capô, para assim habilitar novos recursos, tornar sua experiência mais estável e confiável, melhorar a compatibilidade com terceiros aplicativos e por fim tornar nosso desktop mais portátil para outros sistemas operacionais de código aberto.”

Outra mudança vai ser na nova base do CSS do sistema (System Stylesheet), que depois de 7 longos anos usando a mesma base, agora terá uma nova “folha” para o sistema, que foi reescrita do zero. Ainda será usado o Gtk, mas agora o CSS estará usando um complemento chamado Sass.

Também tiveram uma reescrita ou aprimoramentos, o Daemon de Configurações, a Proteção de Tela, Recursos de Acessibilidade e a Captura de Tela.

Outro recurso que recebeu melhorias foi o sistema de notificações, que agora conta com suporte full-color para Emojis.

Outra grande novidade no elementary OS 6, é que eles vão começar a introduzir a instalação do Flatpak para todo o sistema. Isso quer dizer que eles vão poder oferecer atualizações mais rápidas para algumas aplicações, sem depender muito de outros projetos. Eles querem começar o navegador Epiphany.

Se você quiser ter o acesso antecipado do elementary OS 6, você vai precisar fazer uma assinatura de US$10/mes (que segundo eles é para ajudar a financiar o projeto) e assim ter acesso a build o sistema. O link para acesso é este.

Lembrando que o elementary OS 6 será baseado no Ubuntu 20.04 LTS.

Para conferir a nota de anuncio por completo, você pode acessá-la aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

9 curtidas

Ansioso pela nova versão :partying_face:

1 curtida

Para quem tiver interessado em uma preview do ElementaryOS 6, assistam a gravação da live do Cassidy — desenvolvedor.

1 curtida

Daniel ou Daniele?

Mudou de gênero, até o post era Daniel

Ah, entendi