Mudanças no projeto CentOS

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/12/mudancas-no-centos.html

O CentOS (Community ENTerprise Operating System) é uma distribuição comunitária da Red Hat voltada para servidores que possui foco em estabilidade, porém, isso mudou recentemente, já que a versão estável recebeu sua última atualização. Prepare sua bebida favorita e vamos falar um pouco sobre as mudanças no CentOS. Qual é essa mudança? O suporte a…

3 curtidas

Ótimo artigo e bem explicado, lamento para quem havia migrado para CentOS 8 .

1 curtida

O CENTOS sempre foi aquela solução mambembe: ele se baseia em pegar os pacotes do Red Hat (já que são todos livres) e mudar todo nome “Red Hat” (já que essa é uma marca registrada) e mudar os servidores de atualização para um repositório do CENTOS (já que a Red Hat cobra pelas atualizações). Seus desenvolvedores tiveram problemas pessoas há cinco anos, e a Red Hat comprou todos os direitos autorais da CENTOS e passou a pagar um salário para os desenvolvedores.

E… surpresa! Agora a Red Hat é parte da IBM, que não é tão aberta à comunidade. E o CENTOS continua a existir, aliás, só com um ciclo de atualizações mais rápido.

Se a pessoa quer um sistema gratuito e baseado na comunidade: vai de Debian. Quer um Debian com pacotes mais modernos? Tem o Ubuntu (esse já desenvolvido por uma empresa, fazer o quê). Quer um Linux bancado por uma mega corporação, com provas de certificação, etc? Red Hat, da IBM. Quer algo exatamente igual ao CENTOS atual? Tem gente querendo fazer o Rocky Linux com essa ideia - vai que funciona.-

1 curtida

Como alguns membros discutiam em outro tópico, a Red Hat já vislumbrava a mudança antes da aquisição pela IBM, fora outras particularidades ligadas a como a Red Hat funciona sendo detida pela IBM.

2 curtidas