Na manhã desta sexta-feira (19/05/2023), a migração do pacote Git começará até domingo (21/05/2023). A equipe de empacotamento do Arch Linux não poderá atualizar pacotes em nenhum dos repositórios durante este período.
Notificação quando a migração começar, e quando for concluída, será publicada na [arch-dev-public] lista de discussão.
Como isso afeta os usuários do Arch Linux?
O [testing] repositório será dividido em [core-testing] e [extra-testing] , o [staging] repositório será dividido em [core-staging] e [extra-staging] . O [community] repositório será mesclado [extra] e, portanto, ficará vazio após a migração.
Todos os repositórios afetados serão fornecidos como repositórios vazios por um período de transição após a migração. Para usuários regulares, isso significa que tudo funciona como antes.
Observação: após a conclusão da migração, os usuários que tiverem os repositórios de teste habilitados precisam incluir os novos repositórios ( [core-testing] e [extra-testing] em vez de [testing] ) pacman.conf antes de atualizar o sistema.
O pessoal ta mudando os repos do sistema SVN para GIT puro, por isso a mudança…
Repo community vai deixar de conter pacotes (a princípio, ele vai estar vazio), e todos os pacotes dele vão para o extra.
Como eu atualizo com o servidor do ALA, eu posso escolher quando vou sincronizar… Como meu sistema etsá funfando certinho, to pensando em só fazer atualização em… setembro!
Mas se precisar sincronizar antes, tb não tem problema. Qq coisa, dia primeiro do mês que vem eu sincronizo para testar a bagaça… Não deve mudar nada pro usuário final, mas é bom arrumar o pacman.conf.
Atualizei tanto no notebook como na máquina virtual, sem problema. A única mudança que ocorreu aqui foi a atualização do pacman para uma nova versão e a alteração do arquivo pacman.conf que pode ocorrer de 2 formas (nos 2 sistemas que teste, teve comportamento diferente como explico abaixo).
Pode ser escrito um novo pacman.conf caso você não tenha nenhuma configuração diferente do padrão (acredito eu que deve ser isto, visto que foi esta a mudança que eu percebi).
Pode ser criado um arquivo chamado pacman.conf.pacnew e exibir um aviso no terminal para que você faça a união da nova configuração no seu pacman.conf
Em ambas as situações, a mudança no arquivo é apenas a remoção das linhas de configuração do repositório community.
Fiz a atualização nas minhas instalações do Arch Linux e funcionou tudo bem. Tenho uma instalação para produção e lazer, outra com os repositórios de testes habilitados e duas máquinas virtuais (uma delas com os repositórios de testes habilitados). Em todas utilizei o pacdiff (pacman/Pacnew and Pacsave - ArchWiki) para configurar o pacman.conf. Atualizo os sistemas instalados diretamente no notebook diariamente.
Parte das instruções do pacman.conf (/etc/pacman.conf) com os repositórios de testes desabilitados e com o repositório multilib habilitado:
#[core-testing]
#Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
[core]
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
#[extra-testing]
#Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
[extra]
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
# If you want to run 32 bit applications on your x86_64 system,
# enable the multilib repositories as required here.
#[multilib-testing]
#Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
[multilib]
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
Mirrorlist (/etc/pacman.d/mirrorlist) que estou usando:
## Germany
Server = http://packages.oth-regensburg.de/archlinux/$repo/os/$arch
Server = https://packages.oth-regensburg.de/archlinux/$repo/os/$arch
Server = http://ftp.halifax.rwth-aachen.de/archlinux/$repo/os/$arch
Server = https://ftp.halifax.rwth-aachen.de/archlinux/$repo/os/$arch
Server = http://mirror.cmt.de/archlinux/$repo/os/$arch
Server = https://mirror.cmt.de/archlinux/$repo/os/$arch
## Brazil
Server = http://archlinux.c3sl.ufpr.br/$repo/os/$arch
Server = http://mirror.ufscar.br/archlinux/$repo/os/$arch
Server = https://mirror.ufscar.br/archlinux/$repo/os/$arch