Gostaria de substituir meu Servidor com Windows Server para o Ubuntu Server ou Nas ou Proxmox ou algo que faça mais sentido. A principal aplicação da minha empresa roda apenas em Windows e conversei com o suporte da empresa fornecedora do sistema que me informou que alguns clientes rodam apenas o banco de dados em servidores Linux. Sou usuário iniciante, sem muito conhecimento, apenas gosto de estudar um pouco. Alguém conseguiria me ajudar nesse sentido? A rede da empresa é simples. Servidor onde está instalado o sistema e banco de dados, e 20 estações onde apenas o link do executável do programa está presente em cada máquina para rodar essa aplicação. Agradeço desde já!
Olá @Rodrigo_Farias, tudo bem contigo?
Fui de infra por um bom tempo e sempre que penso na palavra “migração” dois fios brancos novos aparecem na minha barba.
Você é o responsável pela infra ou é da equipe técnica que gerencia o parque? Caso seja, minha sugestão é que você escolha uma máquina de testes que não seja importante, faça experimentos controlados com documentos e informações que não sejam críticas antes de tocar em qualquer coisa na infra da sua empresa que possa gerar um impacto negativo/prejuízo.
Garanta que cobriu o máximo de variáveis possíveis antes de mudar a infra da empresa. Homologue qualquer solução até a exaustão, já vi muitas migrações falharem porque não houve estresse suficiente nas coisas que poderiam dar errado antes de formatarem os servidores.
Se você não for da equipe de infra, os passos anteriores continuam sendo dicas válidas - mas - veja se a empresa e os responsáveis pelo ambiente tem interesse em uma migração desse tipo antes de investir muito do seu tempo.
Geralmente empresas pequenas tem equipes terceirizadas ou sequer possuem uma equipe de infra, uma migração dessas pode ser bem complicada num cenário desses.
Faça sentido em que “sentido”? A infra atual não atende as demandas da empresa? Qual seria o motivo para fazer uma mudança tão profunda na infra? O que a empresa ganha fazendo essa mudança?
NAS e Proxmox estão relacionados com servidor, mas não tem necessariamente o objetivo de atender o mesmo tipo de demanda. Se puder explicar melhor, talvez fique mais claro o que pode ser indicado.
Sua rede possui autenticação centralizada (Active Directory) ou com domínio? 20 estações não é um parque gigante, mas vai demandar um certo trabalho manual de setup de usuários e migração de contas caso vocês usem AD.
Essa aplicação é um serviço que precisa de componentes do servidor Windows? Ou é possível rodá-la em servidores Linux? Vocês compartilham impressoras via rede?
Tem muitas perguntas importantes que precisam ser feitas e talvez você já as esteja fazendo e simplesmente não colocou no post.
Primeiro agradeço demais a resposta. Nossa empresa é pequena, uma farmácia que utiliza apenas 1 aplicação para gerenciar todo processo da empresa. Para variar nós não temos muita verba para atualizar nosso servidor e pensei em algum servidor linux apenas na questão de ser um sistema mais leve. Nosso servidor é um Dell com um Xeon que não me lembro exatamente qual é mas tem uns 8, 9 anos já e apenas 8GB de RAM. Ou será que apenas um upgrade em memória RAM já ajudaria? Sou farmacêutico da empresa e entusiasta de tecnologia. Apenas recorremos a uma empresa tercerizada quando não consigo atender a demanda rs, pois não temos contrato com eles, apenas uma parceria que é paga por trabalho. Então estou estudando para tentar resolver isso sem um grande investimento. Tirando esse sistema que utilizamos para gerenciar a empresa, apenas compartilhamos 2 impressoras e temos mais 3 impressoras térmicas para cupom fiscal instaladas localmente em 3 máquinas! Um grande abraço
Trabalhei com automação comercial por 10 anos e peguei a era das impressoras fiscais térmicas e o início do S@T, e vou te fazer umas perguntas:
Por que você quer tirar o Windows e colocar Linux, o sistema está lento por conta da máquina ou é o banco de dados que nunca foi realizado uma manutenção e está lento por conta disso?
A empresa vai te ajudar a fazer o backup do banco de dados e depois fazer o restore?
Você saberia liberar as portas no Linux que a aplicação vai utilizar, caso precise?
Operações de backup de banco de dados, a empresa vai te ajudar a fazer uma job de backup do banco?
Como você vai fazer quando estiver testando antes de homologar com as vendas do S@T? Elas não vão aparecer no sistema e não tem como inseri-las no sistema caso não der certo e resolva voltar p/ o Windows.
Antes de qualquer mudança primeiramente
Tenha um bom conhecimento sobre Linux, rede, firewall e nesses caso principalmente SAMBA para compartilhamento de arquivos e controle de permissões.
Qual banco de dados? aprenda parar, iniciar e ver um status dos serviços que você vai usar principalmente do banco;
Estude como vai fazer rotinas de backups, recomendado fazer dentro e fora do servidor, HD externos, outro PC, nuvem…
Você poderia pegar um outro PC se tiver, não precisar ser robusto mais para tentar simular um ambiente e poder testar o que for preciso, falo isso porque fazer migração de sistema mesmo que seja de Linux para Linux é um tremendo pé no saco e isso pode deixar sua empresa parada por algumas horas o que não é conveniente e ainda mais sendo de Windows para Linux.
Se for apenas banco de dados no servidor isso é indiferente para os demais computadores.
Precisa verificar se não tem nenhum programa ou rotina no Servidor que dependa do Windows para executar e certificar-se pode ser feito no Linux.
Qual é o total de usuários no Windows Server?
Qual é o nome do programa que a empresa utiliza?
Sugiro fortemente algo via web — isso vai ajudar muito o pessoal de TI na manutenção futura.