Gostaria de substituir meu Servidor com Windows Server para o Ubuntu Server ou Nas ou Proxmox ou algo que faça mais sentido. A principal aplicação da minha empresa roda apenas em Windows e conversei com o suporte da empresa fornecedora do sistema que me informou que alguns clientes rodam apenas o banco de dados em servidores Linux. Sou usuário iniciante, sem muito conhecimento, apenas gosto de estudar um pouco. Alguém conseguiria me ajudar nesse sentido? A rede da empresa é simples. Servidor onde está instalado o sistema e banco de dados, e 20 estações onde apenas o link do executável do programa está presente em cada máquina para rodar essa aplicação. Agradeço desde já!
Olá @Rodrigo_Farias, tudo bem contigo?
Fui de infra por um bom tempo e sempre que penso na palavra “migração” dois fios brancos novos aparecem na minha barba.
Você é o responsável pela infra ou é da equipe técnica que gerencia o parque? Caso seja, minha sugestão é que você escolha uma máquina de testes que não seja importante, faça experimentos controlados com documentos e informações que não sejam críticas antes de tocar em qualquer coisa na infra da sua empresa que possa gerar um impacto negativo/prejuízo.
Garanta que cobriu o máximo de variáveis possíveis antes de mudar a infra da empresa. Homologue qualquer solução até a exaustão, já vi muitas migrações falharem porque não houve estresse suficiente nas coisas que poderiam dar errado antes de formatarem os servidores.
Se você não for da equipe de infra, os passos anteriores continuam sendo dicas válidas - mas - veja se a empresa e os responsáveis pelo ambiente tem interesse em uma migração desse tipo antes de investir muito do seu tempo.
Geralmente empresas pequenas tem equipes terceirizadas ou sequer possuem uma equipe de infra, uma migração dessas pode ser bem complicada num cenário desses.