Mudança de OS de um dispositivo android

Quero mudar o sistema operacional do meu tablet antigo

O modelo é samsung sm t113nu
Eu estava pensando em botar o lineage OS ou o CyanogenMod ou até mesmo o ubuntu touch mas além de não encontrar ele na lista de aparelhos suportados eu também não sei como fazer a mudança

1 curtida

Sinto muito em acabar com a sua alegria, mas esqueça.

Para dispositivos Android não existe um processo tão simples quanto criar um pendrive bootável e instalar um OS novo. Os drivers para o Android não são integrados ao kernel – mas adicionados a ele durante sua compilação. O que isso significa? Significa que, para este tablet, você não conseguirá nenhuma modificação decente a menos que tenha um computador capaz e muito tempo livre para estudar como compilar uma ROM por conta própria.

2 curtidas

triste, mas de qualquer forma obrigado

1 curtida

Primeiro de tudo, você precisa desbloquear o bootloader do aparelho. Pesquise na internet como fazer isso. Você também precisa achar uma ROM/sistema que tenha sido desenvolvida ou portada para o seu dispositivo específico (se você tentar instalar uma ROM que foi feita para outro modelo e não para o seu, pode tornar seu aparelho inutilizável).

No XDA você encontra muitas ROMs não oficiais, feitas pela comunidade, para diversos dispositivos. Pode ser que você encontre uma para o seu lá.

Tenha em mente também que esses procedimentos são arriscados, e você pode danificar seu aparelho de forma irreversível. Na dúvida, deixe como está, afinal seu aparelho está funcionando perfeitamente com o sistema que veio nele, não é mesmo?

O tablet dele é antigo, então isto seria tão simples quanto deslizar um botão. O problema vem a seguir.

Existem vários fatores que podem fazer com que seja inviável tentar modificar um dispositivo – desde a sua fabricante, até seu SoC e base de usuários. O tablet do colega é bem antigo, e provavelmente conta com um SoC de alguma OEM desconhecida, que geralmente não trata muito bem o suporte aos dispositivos (drivers difíceis de achar e compilar, ou mesmo problemas com os drivers pré-existentes em ambientes diferentes). Além disso, possui uma base de usuários pequena – o que contribui ainda mais para que tentar isto não valha o esforço. Quanto menos usuários um dispositivo tiver, menor a chance de um deles ter um computador bom e muito tempo livre, além de paciência, para estudar o dispositivo, seus drivers e a forma mais eficiente de modificá-lo.

1 curtida

A mágica apresentada em vídeos e blogs de “baixe um arquivo, passe pro seu celular e deslize um seletor” não existe mais, para a maioria dos dispositivos. Embora hajam esforços para tornar coisas como o Project Treble e GKI do Google em algo útil para a modificação dos Androids, este processo vem se dificultado cada vez mais, com a fragmentação de OEMs e aumento dos esforços delas para inviabilizar a modificação. Sistemas como o Samsung Knox e o merging das partições nos novos Pixel deixam isto praticamente impossível. Além de os desenvolvedores mais conhecidos da comunidade estarem, um a um, encerrando suas atividades.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.