Mudanaça de foco no modo monocle (bspwm)

Fala galera, tudo beleza? Resolvi usar o tempo livre do fim de ano para organizar as configs do i3, bspwm e xfce.

Me veio uma dúvida, depois de ler a documentação e tentar mudar uma opção no meu sxhkd. O modo indicado para trocar o foco entre as janelas no modo monocle é:

bspc node -f next.local                        # troca para a próxima janela apenas
ou
bspc node -f {next.local,prev.local}           # troca para a próxima janela ou para anterior

Porém, quando uso dessa forma só funciona bem quando troco de uma janela para outra. Se usar o comando mais de uma vez, normalmente, na segunda vez que utilizo a janela pega o foco mas, no terminal, por exemplo, fica sem foco. Eu não consigo digitar nada, só se utilizar o atalho mais uma vez que, no meu caso, é alt + tab. Isso ocorre com todos os programas.

Vou colocar um print para exemplificar.

Repare no print acima que, embora o foco esteja no terminal, o cursor do terminal está um bloco transparente por dentro (o que significa que, embora o foco esteja na janela, o terminal não está em foco) se eu tentar digitar qualquer coisa nesse terminal, não conseguirei. A única forma de corrigir isso é usar novamente o atalho para trocar o foco. Agora o problema ficou claro?

Alguém sabe uma forma de corrigir isso? Dei uma olhada em alguns dotfiles e na documentação. Parece que a forma é essa mesma. Será que isso é um bug? Ou é alguma coisa que estou deixando passar na config?

P.S: para quem usa o dwm, queira a troca de janelas no monocle como o dele. Ou seja, eu vou trocando entre as janelas e o foco entre elas funciona de forma cíclica e sem esse problema do foco.

Valeu e bom Ano Novo e boas festas pra todo mundo! Que 2023 seja melhor que esse cavernoso 2022!!!

1 curtida

O gênio aqui esqueceu de pesquisar no lugar mais óbvio, o github oficial do projeto. E, de fato, foi erro meu, falta de conhecimento das configs mesmo. Agradecimentos ao user que postou uma resposta excepcional lá no github.

P.S: não fazia ideia que se podia combinar opções no sxhkd. Muito menos que eu poderia juntas as opções em uma única linha. Vivendo e aprendendo! :grinning:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.