MS-Excel no Linux. Como utilizar?

Bom dia meus caros.

Help!!!

Sou novo aqui e também sou iniciante no linux.
Instalei o Linux Mint no meu notebook em paralelo ao meu windows faz 2 semanas.
Estou ainda me acostumando, mas gostei.
Porem me deparei com uma dificuldade que até o momento não encontrei solução em outros fóruns.

A empresa onde trabalho utiliza 100% ferramentas da MS (sharepoint, Office, Skype bussiness e por ai vai)
Minha principal ferramenta de trabalho é o MS-Excel. Diariamente mexo com diversas planilhas onde são compartilhas por diversas pessoas.
Posso dizer que sou um usuário avançado no excel. Trabalho com formulas complexas, tabelas dinamicas, graficos, construção de dashboards e etc.

Quando estou no escritório, ok pois utilizo o pc da empresa, mas alguns dias faço home office.
Como faço para trabalhar em minhas planilhas do excel (quando faço home office) utilizando o linux?
Gostaria de abandonar o windows e utilizar o somente o linux, mas sem o excel nao posso ficar.

Alguém já passou por isso?

Tem alguma solução?

Obrigado!!!

Uma observação.

Tentei usar o libre office, mas não me atendeu.
Ou não estou sabendo usar.

Eu uso o office e instalei por esse vídeo:


Tem outras alternativas como libreoffice, wps e várias outras mas como você disse que trabalha passa longe delas, são horríveis pra trabalha você só vai ter dor de cabeça com documentos fora do que vocês o libreoffice não lendo totalmente os scripts de uma planilha e muitos outros, não perca tempo com outras opções se é seu trabalho ou vai sofre ou até perde seu trabalho, se fizer algo no libreoffice ou qualquer outra alternativa e você envia pra alguém e ele fala que não ta funcionando direito não estranhe é “normal”. Eu uso o libreoffice mas só pra quando é algo pessoal que tenho certeza que não vou repassa pra alguém se não caso contrário uso sempre o ms office que instalei pelo wine (vídeo que enviei).
Não use alternativas nem as ferramentas online da MS tem total compatibilidade pioro os outros softwares. Infelizmente no momento a realidade é essa.
1 Curtida

Testou o freeoffice? Para mim é o pacote office com melhor compatibilidade com o ms office.

3 Curtidas

Caros YugiMoto e tnsampa, obrigado pelas respostas.

Vou tentar usar essa opção de instalar o MS-office.
Quanto a instalar o free, meu receio é que compartilho meus arquivos com outras pessoas da empresa. E minha duvida é…se eu utilizar meus arquivos no free office por exemplo, será que as outras pessoas terão problemas?
Enfim… vou testar e sou muito grato pelas respostas,

1 Curtida

Bom dia!

A melhor solução é você pedir acesso remoto para sua empresa. Daí você se conecta com o computador do trabalho e usa todas as ferramentas lá, não se preocupa com a licença do MS Office no seu computador de casa nem em comprar o Office 365 (usar na nuvem).

Usar documentos do libreoffice ou free office convertidos vai dar problema, pois pode funcionar 99%, mas aquele 1% é onde vão te atazanar se quiserem.

Também é costume das empresas ceder um notebook com todas as ferramentas para os funcionários que fazem home-office e deixar esses problemas de informática para o setor de informática.

1 Curtida

Obrigado pelas dicas. Valeu!

Com certeza as outras empresas terão problemas, eu mesmo trabalho na prefeitura e um amigo de outra empresa me envio uns 17 arquivo do excel pra mim adianta algumas coisas pra ele e eu fui abri no meu PC pelo Libreoffice e adivinha? A maior parte dos scripts o LibreOffice, WPS, FreeOffice e OnlyOffice (acho que era esses que eu tinha no pc) não pego a maior parte da formatação e tive que corre pra acha um pc que tinha o MS Office. Outro exemplo foi na faculdade, eu fiquei editando um trabalho durante um mês era somente uns slides e um arquivo do word, um mês eu fiquei no LibreOffice (que é o que dizem ter melhor compatibilidade) e quando cheguei na faculdade e abri o arquivo no pc de lá e adivinha? Estava tudo fora da formatação que eu tinha colocado os slides as imagens estava estouradas pra fora do slide a fonte tinha mudado e até o tamanho, já no word o estrago não foi tanto mas mesmo assim perdi algumas formatação como paragrafo e distância definida pela régua.
É por esses motivos que eu não recomendo nenhuma alternativa nem mesmo as onlines que é da MS presta, eu tive uma péssima experiência. Mas pode ter certeza se for usa no trabalho vai ter dor de cabeça pois a compatibilidade é boa se for formatação mais simples mas se for algo um pouco mais elaborado … esquece é horrível, use alternativas se não for compartilha o arquivo com mais ninguém.
Esse vídeo mostra um pouco do que eu passei, mas imagine isso em arquivos com mais formatação e eu chega no dia de apresenta o trabalho na faculdade e abri e ta tudo fora imagina o desespero que dá.