MPV ou VLC? Qual é o melhor?

Sempre usei o VLC, tem alguma vantagem em usar o MPV?
Alguém usa e quer comentar?

1 curtida

MPV e superior ao VLC em diversos aspectos
1- Aceleração grafica, comparado com VLC a decodificação e nativa e pode usar ffmpeg/gstreamer sem precisar de gambiarras
2- Leve e minimalista, não e um player cheio de funções inuteis e não força o sistema com midias pesadas como 4k que no VLC ja exige decodificação e mal funciona(no debian a equipe do VideoLan negligenciou o suporte do ffmpeg e limitou a aceleração completa, por mais que funcione mal por natureza)
3- Suporte a Streaming em geral, praticamente Youtube e outras plataformas de streaming podem ser lidas no MPV so de copiar o link e jogar no player
VLC hj em dia se tornou obsoleto e sem utilidade comparado ao MPC-HC(Windows) e MPV e suas front-ends(Win/Mac/Linux)

2 curtidas

Quando testei com meu Intel Hd4600 o VLC se saiu melhor que o MPV no quesito equilíbrio de recursos ao rodar video 4k60, é um caso de teste bem específico, creio que para resoluções mais baixas ou hardware moderno tanto faz, vai ser mais preferência de UX mesmo.

2 curtidas

No linux eu sempre usei o MPV
No windows eu usava muito o MPC Codecs Player e o VLC como último recurso mas no linux em primeiro lugar é o MPV desde que tenha as dependências certas.

3 curtidas

Depende do tipo de usuário que você é. O mpv é muito mais personalizável que o VLC, principalmente se você tirar um tempo para a ler a documentação dele. Mas, de forma geral, mpv é mais leve e possuí um desempenho melhor, principalmente se você gosta de consumir conteúdo em 4K.

3 curtidas

Ambos irão reproduzir bem os vídeos. Mas existem algumas diferenças consideráveis em alguns campos. Enquando o VLC tenta realmente ser uma aplicação completa para consumo de mídias entregando algo mais out-the-box como player completo, o MPV está mais para um backend com diversas funções para ser usado em outras interfaces, mesmo que ele tenha um um GUI mínima nativa. Ambos suportam aceleração gráfica via gpu, porém o mpv tem suporte mais amplo e multiplataforma. O mpv em sua configuração padrão também tem uma saída de pós processamento de vídeo levemente superior em qualidade ao vlc. Eu particularmente uso o mpv como backend do celluloid. Mas já usei muito o vlc no passado.

5 curtidas

pra mim tanto faz, desde que toque meus vídeos.

4 curtidas

Como sou da filosofia “tudo em um” eu uso o VLC pra áudio e video, mais por costume mesmo.Já uso há anos.

2 curtidas

E para Android? O mesmo vale?

1 curtida

Sim, so de olhar a classificação vc ve a qualidade
4.4 do MPV vs 4.2 do VLC

1 curtida

Eu uso o VLC há vários anos e sempre foi bom para mim. Uma coisa que notei recentemente é que o MPV usa quase 60% de GPU quando roda um video em 4K, mas o VLC não passa de 30%.

2 curtidas

Uma coisa que ninguém comentou aqui, usar o SMplayer com o MPV como backend (que é o padrão, mas antigamente permitia escolher entre o MPV e o MPlayer).

Sobre uma resposta técnica, acho que o @ruanelivelton18 já deu uma boa resposta, só posso dizer que sinto o desempenho melhor no SMplayer/MPV do que no VLC.

4 curtidas

audio: mocp
video: do sistema mesmo.

1 curtida

Gostei demais do SMplayer! Senti que ele é mais estável, organizado, customizável e otimizado que o VLC.

O VLC tem me irritado com seus bugs e com sua escassez de opções para mudar a aparência da interface.

2 curtidas

Uai, mas isso não significa nada cara, se a eficiência do VLC for melhor ele vai ser melhor, se a eficiência do MPV for melhor ele vai se sair melhor. Consumo de recurso não significa eficiência de recurso.

1 curtida

Mas se o programa consegue usar os recursos de maneira eficiente, não está sendo mais eficiente?

1 curtida

Não entendi, explica ai plz.

Sempre fui de VLC, mais o MVP e mais compativel e tem melhor desempenho ate mesmo em configurações antigas, não tem queda de frame de vídeo nem mesmo em 4K, agr o VLC pode ter mais opção de streaming e reprodução de arquivos de mídia, mais em reprodução o MVP ganha em desempenho.

2 curtidas

Boa noite rapaz.
Eu já fui músico mas ainda gosto de áudio nos programas certos como o Audacious e o Winamp principalmente as trilhas sonoras de video-game que amo ouvi-las, o audacious até tenta mas o winamp é implacável nessas coisas.