A Mozilla removerá o serviço de telemetria Adjust das versões Android e iOS do Firefox e Firefox Focus, que coleta dados sobre o número de instalações, após as campanhas publicitárias, e como os usuários respondem aos anúncios e que são compartilhados com os anunciantes.
O problema é que as notas de lançamento não indicam que o serviço coleta dados, significando que os usuários não sabiam de que o serviço encaminha dados para a Mozilla, o que é notável para um provedor de navegador que afirma valorizar a privacidade (de dados).
As ações da empresa também resultam de reclamações anteriores sobre a habilitação padrão de ‘métricas de anúncios de proteção de privacidade’ no Firefox, desde o lançamento do Firefox 128.
A Mozilla diz que lamenta ter habilitado tal telemetria, mas defende o motivo de tê-la ativado por padrão. De acordo ela, o desejo dos anunciantes por informações sobre a eficácia de suas campanhas é muito difícil de escapar.
A Mozilla espera abordar isso da forma mais amigável possível. Por enquanto, a funcionalidade só se aplicará a sites de teste e usuários do Firefox.
Fonte: techzine