A Mozilla, criadora do navegador Firefox, anunciou a remoção da opção “Do not track” (ou “Não Rastrear”) a partir da versão 135 do navegador. Essa medida, já disponível na versão de testes “Nightly”, dará fim a um recurso pouco eficaz para seus usuários.
O rastreamento online consiste na coleta de dados sobre o comportamento dos usuários na internet, como os sites que visitam, os produtos que buscam e as páginas que visualizam. Essas informações são utilizadas para criar perfis personalizados e exibir anúncios e conteúdos mais relevantes para cada usuário.
A opção “Não Rastrear” envia um sinal aos sites, informando que o usuário não deseja ser rastreado. No entanto, como mencionado anteriormente, a adesão a essa configuração é voluntária e muitos sites a ignoram.
Apesar de sinalizar aos sites a preferência do usuário por não ser rastreado, essa opção não era obrigatória e muitos sites a ignoravam. Em alguns casos, poderia comprometer a privacidade do usuário.
A Mozilla recomenda a utilização do "Tell websites not to sell or share my data” (ou “Diga aos sites para não venderem ou compartilharem meus dados”). Essa configuração se baseia no Global Privacy Control (GPC), um padrão que está ganhando cada vez mais apoio de empresas e reguladores. O GPC é mais eficaz em proteger a privacidade do usuário, pois é respaldado por leis em algumas regiões e respeitado por um número crescente de sites.
Sobre o Global Privacy Control (GPC)
O Global Privacy Control (GPC) é um padrão técnico que permite aos usuários da internet sinalizarem para os sites que não desejam que seus dados pessoais sejam vendidos ou compartilhados. Em outras palavras, é como um “sinal de não perturbe” para a sua privacidade online.
Ao ativar o GPC em seu navegador, você está enviando um sinal claro e automático para os sites que você visita, dizendo que você se opõe à venda ou ao compartilhamento de seus dados pessoais. O procedimento ativação é bastante simples: basta acessar as configurações de privacidade e marcar a opção correspondente.
O Firefox recomenda o GPC porque ele oferece uma forma simples e eficaz de proteger sua privacidade online, limitando o uso que os sites fazem de seus dados, pois é adotado por um número crescente de empresas e é respaldado por leis em algumas regiões.
Ao ativá-lo, você reduz a quantidade de dados que os sites podem coletar sobre você, o que dificulta a criação de perfis personalizados. Com menos dados sobre você, os sites terão mais dificuldade em exibir anúncios direcionados aos seus interesses.
Mas nem tudo são flores…
Embora o GPC seja uma ferramenta poderosa, ele não garante privacidade absoluta. Alguns sites podem ainda coletar seus dados, mesmo que você tenha ativado o GPC. Sua eficácia depende da adesão dos sites a esse padrão. Quanto mais sites o adotarem, maior será a proteção da sua privacidade.
Mas, se eu fosse você, não confiaria na boa vontade de terceiros em não fazer o que todos fazem. Existem inúmeras extensões que dificultam a vida do meliante digital - mesmo no ramo empresarial.
E você, o que faz para dificultar a coleta de dados pessoais quando está online?
Fonte: link no texto