Mozilla nomeia novo CEO, Firefox evoluirá para um “navegador moderno com IA”

Escrito por Michael Larabel em Mozilla em 16 de dezembro de 2025 às 10h15 (horário da Costa Leste dos EUA). 62 comentários. Original em inglês, aqui → https://www.phoronix.com/news/Mozilla-New-CEO-AI

A Mozilla Corporation nomeou seu novo CEO para substituir a CEO interina Laura Chambers.

Anthony Enzor-DeMeo foi nomeado o novo CEO da Mozilla Corporation. Anthony Enzor-DeMeo foi vice-presidente sênior (SVP) do Firefox de 2004 a julho de 2005 e, de julho até agora, atuou como gerente‑geral (GM) do Firefox na Mozilla. Ele publicou hoje uma mensagem pública em seu primeiro dia como novo diretor‑executivo da Mozilla.

Trecho do comunicado de Enzor‑DeMeo

“As pessoas querem software que seja rápido, moderno, mas também honesto sobre o que faz.
Elas querem entender o que está acontecendo e ter escolhas reais.

A Mozilla e o Firefox podem ser essa escolha.

Poucas empresas compartilham nossos pontos fortes.
As pessoas confiam em nossa marca.
O Firefox nos dá alcance global.
Nossas equipes sabem como desenvolver software confiável e independente em grande escala, e nosso modelo de negócios coloca o usuário em primeiro lugar.

À medida que a Mozilla avança, vamos focar em nos tornar a empresa de software em que se pode confiar.
Isso não é um slogan.
É uma direção que orienta como construímos e como crescemos.
Isso significa três coisas.

Primeiro: todo produto que construirmos deve dar às pessoas poder de decisão sobre como ele funciona.
Privacidade, uso de dados e IA devem ser claros e compreensíveis.
Os controles devem ser simples.
A IA deve ser sempre uma escolha — algo que as pessoas possam facilmente desativar.
As pessoas devem saber por que um recurso funciona do jeito que funciona e qual valor elas obtêm com isso.

Segundo: nosso modelo de negócios deve estar alinhado com a confiança.
Vamos crescer por meio de monetização transparente, que as pessoas reconheçam e valorizem.

Terceiro: o Firefox irá crescer de um navegador para um ecossistema mais amplo de software confiável.
O Firefox continuará sendo nosso pilar.
Ele irá evoluir para um navegador moderno com IA e dará suporte a um portfólio de novos e confiáveis complementos de software.”

IA é mencionada ao longo de todo o post de anúncio de Enzor-DeMeo no blog da Mozilla.

3 curtidas

Sinceramente creio que ninguém irá revolucionar o mercado ou ganhará muito espaço, mas perder sim kkk.

Por mais que nós, na nossa bolha de usuários Linux, teste inúmeros browsers, priorize economia de recursos e sobretudo privacidade, a grosso modo as pessoas só querem o que lhe és cômodo ou familiar. Pode vir pré-instalado, como vem na maioria das distros, o primeiro passo a passo ou busca na Web é “como instalar o Google Chrome no Linux” kk.

Brave, Vivaldi… sempre vejo um review bom, mas mesmo tendo-os instalado aqui, eu uso? kkk

E vamos ser sinceros, quem usa o “Google” como mecanismo de buscas, tá preocupado se a IA do navegador utilizará seus dados ou com a privacidade na internet? Uma vez brinquei com um colega de escola, que usava uma fita isolante na webcam do notebook… “ué, vc usa Instagram, Facebook, Google Chrome e tudo que é rede social, tá com medo de vazar o que mais?

E quanto a essa afirmação, talvez a Mozilla, não esteja na melhor fase pra falar em confiança no seu modelo de negócios. Tanto é que mudaram os termos, tirando a frase “nunca vender seus dados” após polêmica**.**

Enfim, que o Firefox consiga furar a bolha, porque não é bom depender de algo que use só o Chromium como base, que o caso da maioria dos outros navegadores.

qualquer “conclusão” que eu chegue será um mero exercício de adivinhação. vejamos, até o final do ano que vem, o que se atingiu.

1 curtida

Só eu que odeio essas e presas socando IA em tudo? É tão não-natural isso.

1 curtida

Acho que todo mundo, ninguém mais aguenta esse lixo sendo enfiado goela abaixo.

E quanto ao tópico, gostaria de manter o otimismo e o Firefox é base pra todo navegador que uso diariamente, mas difícil viu…

Minha esperança é de que o ladybird vai ser a salvação no mundo dos browsers, finalmente um navegador REALMENTE “INDIE” QUE NÃO É CONTROLADO POR BIG TECHS ou empresas controvérsias em geral. (sim eu sei que a Mozilla é só um projeto mais pouco a pouco eles tão mudando o mindset deles pra uma versão pior do que o da Google).

1 curtida

Eu cansei de defender o Firefox. Tenho usado o Vivaldi em meu Mint e estou muito feliz. Esperando o Servo e o LadyBird ficarem prontos para ter acesso a novas engines. Acho que o futuro está nestes dois. A Mozilla tem tido aproveitamento de 100% na tomada de decisões erradas.

2 curtidas

Também estou nessa. Esperando o LB e o Servo. Acho que a novidade real virá destes.

1 curtida