Mozilla investe pesado em privacidade e segurança no Firefox 86

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/noticias/firefox-86-mais-privativo.html

A Mozilla apresenta nova tecnologia para gerenciar “cookies” no Firefox 86, proporcionando uma navegação na internet muito mais segura e privada.

9 Curtidas

Isso é sempre uma boa notícia, parece que atualmente tem muita gente que não liga para isso, mas, acho fundamental.

6 Curtidas

Realmente é muito importante. Ainda que o marco civil da internet obrigue os sites a informar o uso dos tais cookies, e em alguns existir a possibilidade de gerenciá-los, segurança nunca é demais. Porém, recentes informações da CEO da Mozilla sobre privacidade me deixou preocupado. Algo do tipo o que o Facebook e Twitter da vida tentam fazer em suas plataformas, definindo o que podemos ou não postar. Não seria nada demais, se essas empresas não tivessem lado. Acaba que vemos pessoas abusando, mas que, dependendo do lado que estão, ficam de boa, enquanto outras são sumariamente censuradas. Não quero me aprofundar nessa questão, mesmo porque tenho sérias dificuldades com o Firefox (técnicas), por isso utilizo atualmente o Vivaldi. Mas não deixo de preocupar com o rumo da fundação de uma maneira geral.

5 Curtidas

Parece…?

Hoje em dia só discuto isto com meia dúzia de pessoas de TI, o resto nem pensa nestes conceitos.

Redes sociais são os espelhinhos deste século

7 Curtidas

Cada dia que vejo a Mozilla fazer tentativas desesperadas de contornar a Internet fico cada vez mais distante de voltar a usar um dia…
E perda de tempo tentar contornar algo que vai ser contornado no dia seguinte, ao inves disso o navegador fica lerdo e acaba com qualquer disco de estado solido com facilidade devido a duplicata eterna na recovery.js, não e atoa que cogitam na falecia da Mozilla

Não vejo isso como tentativas de contornar a Internet, mas sim medidas pra proteger a privacidade do usuário e até de scripts maliciosos. Um exemplo muito prático do estou falando é vc abrir uma determinada página do Chrome no Android e vir uma porrada de popups e mensagens que fazem o smartphone vibrar, ou direcionam pra instalar algum app suspeito coisa que dificilmente ocorre no Firefox por conta da função anti-rastreamento que impossibilita esses sites de carregarem muita “porcaria”.

5 Curtidas

Cara, meu avô passou aqui em casa semana passada. Ele estava navegando pelo Google News, quando clicou em uma notícia duvidosa que insistiu em dropar pop-ups na tela dele, dizendo “Você precisa atualizar seu telefone”. Se eu não tivesse corrido quando ouvi a musiquinha, ele teria clicado.

4 Curtidas

Isso é complicado msm. Na época q eu tinha um PC com Windows (não usava Ubuntu nessa época), bastava meus Pais acessarem uns 40 min no computadore saim clicando naqueles sorteios de iPhone. Dps eu só ia ver o estrago rs.

3 Curtidas

Meu pai é da área de TI, então sempre me conscientizou a respeito dessas batatas. Minha mãe também não é desinformada o suficiente para clicar um SMS dizendo que vai liberar o cartão dela. Meus avós, porém, trazem seus telefones todo mês aqui em casa para mim remover os pop-ups de anúncios que apareceram após clicarem no sorteio de 3 bilhões de dólares do Facebook.

3 Curtidas

Infelizmente meus pais sempre foram “ruins” pra usar tecnologia.

2 Curtidas

Começei a usar Linux por causa do meu pai! :joy:

Inclusive foi o Debian pois ele considerou o Slackware que ele usava muito difícil para mim, com 9/10 anos na época (nem foi tanto tempo atrás assim!)

3 Curtidas

Por isso precisamos sempre conscientizar os que nos rodeiam da importância de pensar o mínimo que seja em segurança. Claro que tomando cuidado para não ser o chato que fica “evangelizando” os amigos, ou o conspiracionista lunático.

Uma coisa é a pessoa ativamente não se importar com nenhum desses conceitos, faz parte do direito dela. Outra é a pessoa por falta de conhecimento ser privada de uma escolha.

4 Curtidas

Agora falando diretamente sobre o post, até esse momento não tenho do que reclamar das posições da fundação Mozilla. Pelo contrário só tenho de agradecer!

Espero que continue assim.

2 Curtidas

Tenho esse mesmo problema com meus pais com Android, toda vez que eles me pedem para arrumar alguma coisa nos aparelhos deles tem um monte de apps obtidos por propagandas e o aparelho está todo reconfigurado (nunca que pego nos smartphones estão da mesma maneira que deixei).
Acho o Android extremamente invasivo e propiciador de erros para pessoas mais leigas…

1 Curtida

Cada dia o Firefox está melhor, segurança, velocidade, estabilidade, facilidade de uso e transparência com seus usuários.

O Chrome por sua vez, vem cada dia dificultando a vida dos usuários, um exemplo disso é a dificuldade de se trabalhar com proxy no chrome, não sei que m… a google faz mas cada dia vem piorando.