Mozilla Firefox 83.0 é lançado com melhorias e algumas novidades

Uns dos navegadores mais tradicionais no mundo da tecnologia, o Mozilla Firefox chegou na sua versão 83.0 com alguns polimentos e novidades muito bem vindas ao navegador da “raposa vermelha” (sim, não era um panda :stuck_out_tongue_winking_eye:).

Novidades

Podemos começar com a engine deles para JavaScript, a SpiderMonkey, que agora pode carregar as páginas até 15% mais rápido, responsividade teve um “up” em 12% e o consumo de memória foi reduzido em 8%. Isso tudo graças às modificações e melhorias feitas no SpiderMonkey.

Agora temos também o modo somente HTTPS no Firefox, que quando ativado “forçará” o uso do site somente em https, assim aumentando a segurança na hora navegar nos sites, segundo a Mozilla. Para ativar ele, você pode conferir o tutorial deles aqui.

Para quem usa o modo Picture-in-Picture no navegador, agora vai poder usar teclas de atalho, possibilitando assim o avanço ou retrocesso dos vídeos em 15 segundos e também a possibilidade de aumentar ou diminuir o volume. Se precisar de um guia, pode consultar o feito pela própria Mozilla aqui.

Outra novidade apresentada foi que agora o leitor de PDF embutido no Firefox suporta o formato AcroForm, fazendo com que se possa preencher e salvar formulários em PDF diretamente no navegador, sem a necessidade de abrir um programa para isso.

Correções

Nessa versão foram corrigidos os seguinte bugs:

  • Leitor de tela agora informa corretamente os parágrafos no Google Docs ao invés de somente as linhas.

  • Quando alguma palavras for lida através do leitor de tela, ela agora será relatada corretamente quando houver uma pontuação por perto.

  • As teclas de seta agora funcionam corretamente após tabulação no picture-in-picture.

O Release você pode conferir por completo aqui. Se você quiser experimentar as novidades e não quer esperar até que a sua distro disponibilize, você pode usar no formato Flatpak ou Snap (até o momento, no canal candidate).

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

5 Curtidas