Mozilla Firefox 80 disponivel para Download aceleração VAAPI no X11

Em nota de lançamento, a equipe do Mozilla Firefox trouxe varias noticias e novidades para o navegador deles e uma delas vai agradar o pessoal do pinguim.

A novidade é funcionalidade por aceleração via FFmepg/VAAPI, que já tinha chegado ao Mozilla Firefox na versão 79, com suporte primeiramente para o Wayland e assim faltava “chegar” para quem utiliza (uma grande maioria dos usuários) no X11, e isso não falta mais.

Na versão 80 do Firefox, a possibilidade de utilizar o VAAPI para a reprodução de vídeos está disponível além de uma nova tela de “Boas Vindas” para as configurações inciais do navegador.

Para habilitar, além de ter a versão 80, você vai ter que acessar o about:config e procurar pelos seguintes termos, que estarão desabilitados por padrão (default):

media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled e media.ffmpeg.vaapi.enabled

Quando encontrá-los, você vai dar dois clicks para que a opção false vire true, ai só precisando reiniciar o Firefox.

Na nova tela de boas-vindas, você vai poder com a sua conta da Mozilla, importar configurações de outro navegador e escolher o tema light (claro) ou dark (escuro) ou ainda deixar no automático.

Também tivemos varias melhorias e correções de bugs, como também a possibilidade de deixar o Firefox como leitor padrão do sistema para PDF. Foi também habilitada uma nova blocklist de add-ons, para deixar o navegador mais performance e escalabilidade.

Para quem usa a versão ESR do navegador, eles falaram o seguinte:

“O lançamento de hoje é o último programado para o Firefox 68 ESR (68.12), a menos que haja um problema crítico de segurança encontrado antes do lançamento do Firefox ESR 78.3 em 22 de setembro de 2020. Os usuários do Firefox 68 ESR serão atualizados automaticamente para a série Firefox 78 ESR com o lançamento de 78.3.”

Se você quiser experimentar a nova versão do Mozilla Firefox, você pode baixar ele aqui [Use o Firefox para computador — da Mozilla) e utilizar o binário ou utilizar o Snap na versão candidate (temos esse tutorial de como instalar o Snap no seu sistema) ou a versão em Flatpak(nosso tutorial para instalar). Para que usa base Ubuntu, basta esperar chegar nos respositorios, que deve acontecer em alguns dias, e nas outras distro provavelmente já deve ter chego.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

7 curtidas

Só sei que vai demorar uma eternidade para essa função chegar no esr…

1 curtida