Bom dia a todos! Este é a minha primeira publicação! Estou começando a usar linux no meu dia a dia, pois quero me habituar com o sistema, e a princípio estou gostando bastante. Para iniciar, estou usando o Ubuntu 24.04 LTS. E para que eu passe a utilizar ainda mais essa distro, pensei em instalar o CS2, que estou jogando bastante.
Mas estou tendo um problema quanto a movimentação do mouse dentro do jogo, onde ele apresenta “engasgos” quando realizo uma movimentação mais rápida, tanto em movimentos horizontais quanto para movimentos verticais, eu uso as mesmas configurações e hardware no Windows, e não apresenta isso. O mouse que uso é um Redragon Cobra V2 Cherry M711C.
Até procurei em alguns fóruns do reddit e alguns mencionaram que trocaram do Wayland para o Xorg resolveria o problema, mas no meu caso quando troco para o X11 ele até diminui esses “engasgos” mas não remove completamente, e acaba que meu monitor/tv de 23" acaba sendo reconhecido como um monitor de 32" (sabe Deus porquê), e não aparece as resoluções acima de 1366x768. Quando o Ubuntu está com o Wayland, as configurações e resoluções do monitor aparecem e funcionam normalmente.
Quero saber se alguém já enfrentou esse problema e conseguiu Alguém que tem um hardware semelhante ao meu pode sugerir alguma outra distro linux que eu possa testar?
Olha, a melhor resposta que eu tenho pra te dar é que cs2 esta ruim no windows, e pior ainda no linux, provavelmente é um bug do jogo e da compilação deles pra vulkan.
No meu pc eu tenho engasgos de fps direto no windows(sendo q meu pc é bem potente) e quando tento jogar no linux perco uns 40% de fps
Algumas dicas são botar max_fps 999 no console do jogo
Jogar no modo janela sem bordas
parece ser um bug conhecido e ignorado pela valve, assim como tantos outros
Boa tarde @GaaSantAna ! Tive que sair de casa, assim que voltar eu rodo o comando. Sobre a aceleração de mouse, eu tinha desativado ele dentro das configurações do GNOME já.
Olha, a principal diferença mesmo que senti rodando no linux é a parte de estabilidade, mesmo eu perdendo uns 20% de fps, eu senti que o jogo é mais estável, mas não entendo pq só apresenta esse problema com o mouse, pois a movimentação com o teclado funciona perfeitamente.
Vou testar também essa questão de rodar em janela sem bordas, estava tentando rodar apenas em fullscreen.
Eu não sei se meu hardware q não é ideal pra jogar cs2, mas sinceramente eu nunca mais abri competitivo, só jogo 2x2 com meu amigo quando da vontade e deu.
tanto no meu pc intel + radeon quando no amd + nvidia o jogo ta rodando muito mal, pegando menos fps q lies of P e forza 5, não da pra entender
Oi, desculpa a demora!
Acho q está faltando informações nesse output. Era pra aparecer informações sobre gráficos e áudio por exemplo. Pode executar de novo, por favor?
Há algum tempo experimentei o Ubuntu 24.04 LTS e tive o mesmo problema, especialmente no Wayland. Pensei que poderia ser uma consequência da falta do protocolo de tearing no GNOME, somada à algum conflito com o Freesync. Porém, ao instalar o Arch Linux também com GNOME, não tive esse problema, e estou jogando CS2 normalmente no Wayland.
Portanto, minha dica seria tentar uma distribuição diferente do Ubuntu. O problema está em alguma coisa nele.
Quanto ao desempenho, está rodando super bem no alto em UWFHD (2560x1080p) aqui, sem qualquer engasgo. Contudo, meu hardware (Ryzen 7 5700X + 32GB RAM + Radeon RX 7600 XT 16GB) sobra para esse jogo, e isso pode fazer diferença.
Estou tendo o mesmo problema utilizando GNOME no Fedora, não creio que seja somente no Ubuntu
Att: O erro no meu caso estava vinculado a resolução do jogo, ao esticar no 4:3 meu mouse estava praticamente batendo em uma parede invisível que não o deixava funcionar de forma fluída. Não resolvi o erro in game, mas consegui contorna-lo alterando a resolução do meu sistema GNOME nas configurações para 1024 x 768 e ao entrar no CS 2 o erro deixou de existir completamente
Olá boa tarde!
Testou outras distros ? qual o resultado?
Estou tentando jogar o Cs2 no linux, mas não está nada fácil.
No Linux Mint eu baixei a steam na loja, e pedi para instalar o counter - strike… toda hora que vou abrir o jogo demora pra carregar o vulkan, mesmo assim o jogo abre todo pixelado em tela cheia, tem hora que abre apenas um quadradinho, e só fica mais ou menos quando deixa em janela tela cheia.
sem falar que da esses engasgos no mouse também!
Bom dia pessoa, tudo bem?
Estou testando em minha maquina o CS2 com Fedora 41 (workstation edition) no meu Dell G15 5520 (com nvidea 3050 e Processador Intel).
Meu mouse funciona perfeitamente pra tudo, porem dentro do CS2, ele da tipo um deley tanto na vertical quanto na horisontal, eh arrasto o mouse, hora vai hora nao vai, ficando impossivel jogar. Alguem conseguiu resolver esse “engasgo”?
Testei o CS com meu mouse Aria xd7 no PopOs, Ubuntu, Fedora (esses 3 o mouse engasga).
Quando fui pro Arch Linux (ALG: https://arkalinuxgui.org/), o mouse voltou a funcionar corretamente, porem tive alguns probleminhas de travamento no sistema. Como queria testar mais algumas coisas nao fui atraz do porque, ja logo fui para o MANJARO. kabum. funcionou perfeitamente no meu Dell G15. o CS2 bem fluido.
no momento eh isso, percebi que nas arquitetura linux ARCH, o mouse funciona perfeitamente, entao vou continuar com o Manjaro (gnome) pro meu caso, no Dell G15.