Mover hidden files da home sem zoar o sistema por causa dos paths

saudacoes humanos, e possivel eu mover todos dotfiles da minha home vulgo ~ para um diretorio ‘dotfiles’ sem zoar o sistema para o usuario atual? varios editores de texto a titulo de exemplo perdem as configs quando se faz isso e em alguns casos da para usar outros diretorios sem problemas como o .config que em alguns emuladores de terminais e onde ele procura as configs depois de nao ter encontrado elas na home, e eu nao entendo praticamente nada de como lidar com paths nesses casos
de qualquer forma, onde (file) que se atualizam eles?

Olá @diconin! Seja bem vindo ao fórum!

Para fazer isso de forma um pouco segura, recomendo que você inicie um sistema live pra que nenhum arquivo que deseje mover esteja em uso no momento ou tente iniciar a sessão diretamente como root.

Depois disso seria recomendade criar um backup do que deseja mover e em seguida mover e criar um link simbólico exatamente com o nome original para o item que moveu.

Digamos que queira mover a pasta “.config”, por exemplo. Você pode usar (já com o terminal aberto na home do usuário):

cp .config,{.bkp}
mv -Rf .config /novo/local/
ln -sf .config /novo/local/.config

Depois você pode testar se está tudo funcionando.

Lembrei de cabeça agora e não tive tempo de ver se realmente é isso. Mas acredito que mais alguém pode te dar um ajuda melhor aqui.

2 curtidas