Bom dia a todos os amigos, tenho instalado no meu SSD o pop OS em dual boot com windows (seleção de boot pelo menu da BIOS), quando instalei, deixei um espaço relativamente pequeno para o POP pois se tratava de testes, como gostei, resolvi reduzir a partição do windows com o intuito de aumentar a do POP, porém, entre elas ficou uma partição de 1,1gb montada em /boot/efi gostaria de saber se posso, com segurança, movimentar essa partição para aumentar a partição do POP… tenho um ssd relativamente grande e preciso ficar apagando as coisas e mendigando espaço no Pop, isso tá sendo pessimo.
Você pode extender a partição que está com o /boot/efi para o espaço livre que está entre ela e o windows, e depois, reduzir o espaço dela pro tamanho nescesário. Com esse movimento, o espaço que antes estava a esquerda da partição vai passar direita dela, entre ela e o POP.
Ai você vai conseguir estender a partição do POP.
Já aviso que, esse processo vai exigir que depois de reorganizar as partições (O que recomendo que faça com a Live USB do gparted, pois o gerenciador de partições do windows é osso), você vai precisar gerar novamente sua FSTAB, e reinstalar o Grub.
Conheço o processo só no Arch Linux, não conheço os detalhes de como operar o Pop OS/Ubuntu nesses casos.
Poder, pode. Teoricamente a movimentação da partição não vai alterar o ID dela (o gparted mantém essa informação nesse processo).
Porém o processo de trazer uma partição pra frente é bastante custoso em termos de leitura e escrita. Faça sempre em LIVE CD. Se faltar energia ou esbarrar no cabo, babau! Como há muita escrita, é comum que o SSD rapidamente acabe com seu cache de alta velocidade e caia pra velocidades irrisórias como 40 MB/S, mais lento que hd rotativos. Portanto pode ser que demore bastante (300 GB copiados a 40 MB/S demora 125 minutos), especialmente se há pouco espaço livre no disco (quanto mais espaço livre, maior o cache de alta velocidade).
Enfim, a recomendação como sempre é guardar backup dos seus arquivos importantes em outra unidade, pois qualquer problema você conseguirá reinstalar o sistema refazendo o particionamento. Também estar preparado para fazer um pendrive de instalação (ou melhor, use o LIVE direto desse pendrive de reinstalação).
O que sei é que o pop não usa GRUB, usa systemD..agora… Não tenho nem ideia o que seja um FSTAB rs. Eu não seleciono boot pelo menos do GRUB, e sim apertando f12 na inicialização (menu da BIOS) entende?
A informação do @Deleterium é bem mais sólida, e válida.
Se você fizer o passo a passo que te citei (em relação a movimentar as partições), tomando os cuidados que ele citou, deve dar certo.
Vou tentar, se der bucha eu volto pedir ajuda por aqui kkkk
Pessoal, deu certo! Deu trabalho… comecei pelo Gparted (tudo sempre em live USB), após reduzir a partição windows e aumentar a partição boot, ele não me permitia reduzir a partição boot jogando o espaço não alocado para o lado oposto. A solução que encontrei foi fechar o gparted e fazer o shrink da partição boot pelo disks. Isso feito, o disks nao tinha a opção de aumentar a partição do Pop para o espaço não alocado antes da partição. Fechei o disks e voltei para o Gparted, onde, no final das contas consegui finalizar a saga… já fiz o teste e os dois sistemas (pop e windows) estão bootando perfeitamente.
Agradeço imensamente a todos vcs.