Mouses no Linux (com fio)

Dúvida besta comprei um mouse novo com fio e conectei aqui no meu notebook com Windows e ele ficou um tempo procurando o driver teria algum problema em relação a conexão de mouse com fio no Linux? (Obs: É um mouse comum não é gamer)

Acredito que não haverá problema nenhum. É muito raro encontrar um hardware que não tenha compatibilidade com o kernel Linux. Porém, a recomendação é sempre olhar os requisitos antes de comprar e ver se há compatibilidade com o Linux para eliminar a dúvida 100%.

1 curtida

@Lavrudinho obrigado, só vi gente tendo problema com mouse sem fio

Cara, eu não sei te dizer se mouses sem fio possuem menos compatibilidade com o Linux, mas já usei diversos aqui e sempre funcionou perfeitamente.

1 curtida

Os problemas não são os mouses sem/com fio em si, mas a presença de software configurador (DPI, luzinhas RGB, etc.).

Qualquer mouse com ou sem fio vai funcionar como mouse direitinho no Linux (há um padrão universal concordado entre todas as fabricantes de dispositivos USB e Bluetooth).

Porém, os programinhas a mais para realizar configurações mais avançadas como as que eu citei acima raramente são oficiais, e às vezes nem programa não-oficial tem.

Se seu mouse com ou sem fio tiver programa configurador, é bom conferir se ele é suportado pelos programas não oficiais (Piper, OpenRazer, etc.). Se ele for um modelo de escritório básico, ou toda a configuração avançada puder ser feita no próprio mouse com botões, pode comprar tranquilamente.

2 curtidas

O meu é esses de escritório mesmo, vlw a dica

Nunca tive problemas com mouses no Linux. Sempre usei mouses comuns e sempre foi plug and play, simplesmente funcionava.

Vale ressaltar que nem sempre a embalagem mencionava sobre suporte no Linux. Já usei mouse cuja embalagem mencionava suporte no Windows e Mac, nada sobre Linux, mesmo assim ele funcionou como os outros.

1 curtida

Já usei mouses sem fio de 3 marcas diferentes. Todos funcionaram do mesmo jeito. Apenas pluguei e funcionou.

1 curtida

Eu tinha esquecido desse detalhe da caixa, era esse o meu medo kk. Mas creio que vai funcionar to esperando meu PC chegar vou instalar o Mint nele

Os comuns nunca tive problema. Usei um sem fio Inova, um com fio Max (tudo bem genérico, xingling) e uso um HP e os 3 funcionam bem tanto no Win quanto nas distros que usei/uso

1 curtida

Obrigado pelo feedback :grin:

1 curtida

Fala, meu mano.

Como é um mouse convencional, não terá problemas. A maioria desses mouses usa um driver genérico pra funcionar, driver que na maioria das vezes uma distro boa já tem.

Se um dia for comprar um mouse gamer, apenas verifique com o especialista ou com a empresa que fornece se é compatível. Nesse caso pode dar problemas, já que esses mouses usam configurações e softwares privativos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.