Mouses com trackball e verticais, o que vocês acham?

Acham que esses mouses ergonômicos valem à pena? São confortáveis? É possível utilizar de um modo geral como um mouse convencional para tudo, inclusive jogar um bom RTS?

1 curtida

Particularmente eu gosto, uso bastante a scrollagem lateral com o polegar, ergonômico sem dúvida. Necessário? Nem um pouco.

É o tipo de conforto que se você puder ser dar ao luxo, compensa. A própria scrollagem lateral funciona no scroll normal se você combar com uma tecla de atalho, tipo o shift ou o alt.

Eu comparo com cadeiras ergonômicas. Para sentar em frente ao PC até um banquinho serve, mas com o tempo você se importa mais com a experiência que vai ter, do que com a praticidade. É algo pessoal, mas eu dificilmente me vejo sem usar um hoje, ao menos se eu puder me dar essa condição.

Adoro o meu MX Master 3, mas não precisa ser ele, tem vários mouses com uma pegada parecida.

1 curtida

Obrigado pelo relato Dio. Parece ser uma boa opção para espaços reduzidos na mesa, sem falar da questão de reduzir o risco de doenças associadas a esforços repetitivos. Você acha a curva de aprendizado, ou melhor, o tempo readaptação, muito grande para quem vem de mouses convencionais?

Num mouse vertical de fato (cheguei a usar um por certo tempo) a curva de adaptação é maior, nem vou chamar de aprendizado, porque o mouse em si funciona da mesma forma.

Apesar da ergonomia maior em mouses verticais, particularmente não consegui me habituar 100%. Só para esclarecer, quando me refiro a mouses verticais, penso em modelos como este:

Com esse MX da Logitech (do vídeo no meu post anterior), praticamente não houve curva de adaptação, é um mouse como qualquer outro, com alguns recursos extras que você não estava habituado a ter. Com alguns dias mexendo, se torna natural.

Mas mesmo que ele não tivesse o scroll horizontal, e outros botões de ação, o formato dele ainda seria ótimo para ergonomia, talvez não tão bom quanto um vertical de fato, mas é um bom meio-termo.

Com o tempo a gente vai cuidando mais da nossa postura enquanto trabalha, e um mouse ergonômico é uma boa adição. Particularmente não gosto dele para jogar, para isso, uso ainda um mouse mais convencional.

Inclusive, para o futuro, pode ser legal pensar numa cadeira ergonômica, suporte para as mãos, um teclado confortável, suporte para os pés, um braço ajustável pro monitor e você poder colocar ele na melhor altura possível, mesa ajustável também, etc. Tudo começa de algum lugar, e infelizmente, nem tudo é barato, mas o corpo agradece, pode ter certeza.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.