Acham que esses mouses ergonômicos valem à pena? São confortáveis? É possível utilizar de um modo geral como um mouse convencional para tudo, inclusive jogar um bom RTS?
Particularmente eu gosto, uso bastante a scrollagem lateral com o polegar, ergonômico sem dúvida. Necessário? Nem um pouco.
É o tipo de conforto que se você puder ser dar ao luxo, compensa. A própria scrollagem lateral funciona no scroll normal se você combar com uma tecla de atalho, tipo o shift ou o alt.
Eu comparo com cadeiras ergonômicas. Para sentar em frente ao PC até um banquinho serve, mas com o tempo você se importa mais com a experiência que vai ter, do que com a praticidade. É algo pessoal, mas eu dificilmente me vejo sem usar um hoje, ao menos se eu puder me dar essa condição.
Adoro o meu MX Master 3, mas não precisa ser ele, tem vários mouses com uma pegada parecida.
Obrigado pelo relato Dio. Parece ser uma boa opção para espaços reduzidos na mesa, sem falar da questão de reduzir o risco de doenças associadas a esforços repetitivos. Você acha a curva de aprendizado, ou melhor, o tempo readaptação, muito grande para quem vem de mouses convencionais?
Num mouse vertical de fato (cheguei a usar um por certo tempo) a curva de adaptação é maior, nem vou chamar de aprendizado, porque o mouse em si funciona da mesma forma.
Apesar da ergonomia maior em mouses verticais, particularmente não consegui me habituar 100%. Só para esclarecer, quando me refiro a mouses verticais, penso em modelos como este:
Com esse MX da Logitech (do vídeo no meu post anterior), praticamente não houve curva de adaptação, é um mouse como qualquer outro, com alguns recursos extras que você não estava habituado a ter. Com alguns dias mexendo, se torna natural.
Mas mesmo que ele não tivesse o scroll horizontal, e outros botões de ação, o formato dele ainda seria ótimo para ergonomia, talvez não tão bom quanto um vertical de fato, mas é um bom meio-termo.
Com o tempo a gente vai cuidando mais da nossa postura enquanto trabalha, e um mouse ergonômico é uma boa adição. Particularmente não gosto dele para jogar, para isso, uso ainda um mouse mais convencional.
Inclusive, para o futuro, pode ser legal pensar numa cadeira ergonômica, suporte para as mãos, um teclado confortável, suporte para os pés, um braço ajustável pro monitor e você poder colocar ele na melhor altura possível, mesa ajustável também, etc. Tudo começa de algum lugar, e infelizmente, nem tudo é barato, mas o corpo agradece, pode ter certeza.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.