Mouse não clica em determinado trecho da tela no linux

Sou iniciante neste mundo do linux e ainda não entendo bem como as coisas funcionam nele. Tenho um iMac (21,5 polegadas, Meados de 2011) e ultimamente estava ficando muito limitado as opções de aplicativos que podia instalar nele, pois muitos aplicativos diziam que precisava atualizar meu sistema macos high sierra 10.13.6 para uma versão mais nova. Só que a última versão que eu podia instalar que o iMac suportava nativamente já era o macos high sierra, portanto optei por instalar um linux do qual eu havia visto alguns vídeos e ouvi falar muito bem. Então baixei e instalei o linux fedora 38 (que era a última versão disponível nesse momento) e consegui instalar todos os recursos que precisava: navegadores, editores de código, um que outro jogo, editor de imagem etc. Dentre todas essas instalações, alguns aplicativos como o navegador Brave, editor de imagem GIMP, editor de código Visual Studio Code entre outros sofrem de um problema que quando coloco eles em tela cheia (maximizado) não consigo clicar no canto superior direito.
Essa falha não acontece com todos os aplicativos, por exemplo quando abro o firefox ou alguma pasta maximizada consigo fechar normalmente. E até mesmo o Brave em raríssimas ocasiões o (x) para fechar volta a funcionar quando maximizado, mas ao reiniciar o pc volta a ter o mesmo problema

Anexei três imagens aqui, uma contendo os detalhes da minha máquina, as outras duas de um aplicativo aberto em tela cheia onde não consigo clicar no (x) para fechar, e na outra ele minimizado onde o (x) já pode ser clicado para fechar.



Já procurei um pouco em outros foruns mas o problema eram diferentes e com distros diferentes. Se puderem me ajudar com esse detalhe seria interessante descobrir a causa desse problema

Olá, @Neandertal_Moderno

Meu PC – montagem “personalizada” – é:

      Mobo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR, BIOS 2401 03/22/2019 - ASUSTeK
      iGPU: Intel Corporation UHD Graphics 630 (Desktop)
Processors: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz (min / max: 800 ~ 4100 MHz)
    Memory: 15.5 GiB of RAM

A diferença é de 2011 para 2019 (pela data da Bios da placa-mãe) – afora a diferença de “iMac” para “IBM-PC”.

Eu uso Arch Linux 99% do tempo – embora tenha outras 12 distros instaladas em dualboot / multiboot (inclusive Fedora; mas falo do Arch).

Tenho tido um problema muito semelhante ao seu. – Tem horas que tento clicar numa coisa, ou selecionar algum texto, e não consigo! – Mas para mim, a solução é justamente o contrário: teclo “F11” para “Full screen”… e aí, finalmente, consigo clicar no item, ou selecionar o texto desejado.

(Tenho a impressão de que você fala da “Barra de título”, mas você não deixa isso muito claro. – Meu caso é diferente, embora parecido).

Agora, a explicação que “imagino” que seja o meu caso:

Uso o navegador Google Chrome, com Font Size “Large” e Zoom 125%, pois mantenho o monitor a uns 80 cm dos olhos, vista cansada, catarata, coluna torta, torcicolo no pescoço, e toda coleção de injustiças que afetam pessoas na casa dos 70 – e tenho a impressão de que a renderização do navegador às vezes não consegue colocar os links, os textos etc. no mesmo lugar onde os links e os textos estão.

Quando isso acontece, uso “F11: Full screen” – e finalmente consigo clicar nos links, selecionar o texto corretamente etc.

(Não uso “Maximizar” – porque depois, a janela do navegador não volta ao mesmo tamanho que tinha antes. – Por isso, uso unicamente “F11” para “Full screen”, que quando uso “Esc”, volta ao tamanho correto).

O que estou dizendo, não tem nada a ver com “iMac” – nem com “Fedora” – e também não é uma “solução” para o seu problema.

O que digo, é apenas uma sugestão, para que você deixe de lado as hipóteses que tinha (por alguns momentos) – e tente verificar se o problema pode estar na Renderização do navegador – afinal, Brave, Google Chrome, são ambos derivações do Chromium.

Eu não uso “escalação”, “escalamento” (é assim que chama?) da tela. – O monitor é “1920 x 1080 (16:9)” – e eu mantenho “Global scale” em 100%, conforme detectado automaticamente por todas as 13 distros que tenho instaladas neste momento.

(Vejo mil postagens falando em outras “escalas”, mas isto é uma coisa que nunca fiz, e não posso falar nada sobre isso).

Mantenho o Monitor nessa “escala 100%” – e para ler as letrinhas miúdas do Conky, só tenho 2 alternativas: (1) Esticar o pescoço pra frente, com risco de um torcicolo: ou (2) Usar o Zoom, que estabeleci logo em 3x, para não perder tempo.

Apenas no navegador Google Chrome (ou o Chromium, no Debian), é que – às vezes (não é frequente!) – não consigo clicar num link, ou selecionar corretamente um trecho do texto.

Importante: – Isto só acontece em alguns sites.

Ah, ia esquecendo! – No Foliate, para ler livros em formato ePub, também configurei letras enormes, pois “leitura” é uma coisa que associo com “relax” – e ninguém consegue ter prazer lendo 100 ou 700 páginas com o pescoço torto para decifrar letrinhas miúdas a 80 cm dos olhos. – Mas nunca tive a menor dificuldade para selecionar corretamente qualquer texto, no Foliate.

Para abrir TXTs aleatórios, uso o KWrite – que sempre abre no tamanho-padrão (igual ao Kate), mas muitas vezes uso “CTRL+” para agilizar um tamanho de texto mais cômodo – e também nunca tive qualquer dificuldade em selecionar corretamente um pedaço do texto.

Portanto, minhas suspeitas recaem, todas, sobre o “navegador” [base Chromium] – pois é só nele que [às vezes, poucas vezes!] enfrento esse problema: – O “lugar” do link, ou do texto, não é reconhecido pelo ponteiro do Mouse.

  • Nenhum problema desse tipo, com o Gimp, que uso bastante.

  • Não uso Visual Studio Code. – Sobre isso, nada posso falar.

Como disse, não ofereço uma “solução”. – Só uma “sugestão” para você analisar a possibilidade de o problema estar na Renderização do navegador (que parece ser o meu caso) – e talvez a “escala” do seu Monitor (que nunca alterei aqui, mas vejo mil postagens de problemas no Fórum).

Quanto ao Gimp, e ao Visual Studio Code, nada posso falar, no momento.

2 curtidas

Só para explicar melhor, usando como exemplo o navegador brave (mas que acontece também com o GIMP, Visual Studio Code, Chrome e outros apps). Nesta imagem explico melhor qual trecho fica sem funcionar quando a janela é maximizada.

Obrigado pela sugestão, vou ver o que consigo achar nesse sentido!

1 curtida

Ao alterar a resolução para uma menor, realmente a região que antes não funcionava volta a funcionar e aparentemente tudo funciona conforme o esperado. O único porém é que a visualização da tela fica meio pixelada/borrada. Mas talvez vou ter que achar algo nesse sentido de mexer nas configurações de resolução.

Obs: No print tá tudo bem nítido, mas aqui olhando para a tela com resolução diminuida não está nítido não kk.

Anexei aqui uma imagem da tela onde alterei a resolução e outra imagem mostrando que os botões nesse trecho voltavam a funcionar normal.



a

1 curtida