Sou iniciante neste mundo do linux e ainda não entendo bem como as coisas funcionam nele. Tenho um iMac (21,5 polegadas, Meados de 2011) e ultimamente estava ficando muito limitado as opções de aplicativos que podia instalar nele, pois muitos aplicativos diziam que precisava atualizar meu sistema macos high sierra 10.13.6 para uma versão mais nova. Só que a última versão que eu podia instalar que o iMac suportava nativamente já era o macos high sierra, portanto optei por instalar um linux do qual eu havia visto alguns vídeos e ouvi falar muito bem. Então baixei e instalei o linux fedora 38 (que era a última versão disponível nesse momento) e consegui instalar todos os recursos que precisava: navegadores, editores de código, um que outro jogo, editor de imagem etc. Dentre todas essas instalações, alguns aplicativos como o navegador Brave, editor de imagem GIMP, editor de código Visual Studio Code entre outros sofrem de um problema que quando coloco eles em tela cheia (maximizado) não consigo clicar no canto superior direito.
Essa falha não acontece com todos os aplicativos, por exemplo quando abro o firefox ou alguma pasta maximizada consigo fechar normalmente. E até mesmo o Brave em raríssimas ocasiões o (x) para fechar volta a funcionar quando maximizado, mas ao reiniciar o pc volta a ter o mesmo problema
Anexei três imagens aqui, uma contendo os detalhes da minha máquina, as outras duas de um aplicativo aberto em tela cheia onde não consigo clicar no (x) para fechar, e na outra ele minimizado onde o (x) já pode ser clicado para fechar.
Já procurei um pouco em outros foruns mas o problema eram diferentes e com distros diferentes. Se puderem me ajudar com esse detalhe seria interessante descobrir a causa desse problema
A diferença é de 2011 para 2019 (pela data da Bios da placa-mãe) – afora a diferença de “iMac” para “IBM-PC”.
Eu uso Arch Linux 99% do tempo – embora tenha outras 12 distros instaladas em dualboot / multiboot (inclusive Fedora; mas falo do Arch).