Mouse está travando em diversas distros

Pessoal, saudações.

Eu usava Linux Mint em um notebook porém já era um Semp Toshiba antigo e resolvi migrar para um Desktop com 8 GB de RAM, SSD de 120 GB e Placa Gráfica AMD HD 6570. Ocorre que o mouse está dando umas travadas de tempos em tempos, normalmente com duração de 2 a 3 segundos. É algo bastante incômodo. Ocorre em qualquer distribuição mas é mais perceptível em interfaces como Gnome e seus derivados. No Cinnamon foi onde obtive menor número de travadas, mas ainda ocorrem. Alguém conhece uma solução ou já passou por essa situação? Já troquei o mouse para USB, PS/2 e até sem fio. O erro persiste.

É só o mouse ou é um travamento geral do sistema?

Raul, para mim parece ser só o mouse pois os processos em segundo plano como Músicas e Vídeos continuam rolando.

Pode ser um travamento visual, o teclado para de responder também? Porque nesse caso, a solução pode ser o que eu já postei aqui no fórum hoje…

2 curtidas

Comigo também ocorre algo parecido, sempre quando uso algum chrome-based browser, o mouse ou trava ou duplica e não funciona nada ao clicar

Mate DE
Nvidia 390.xx proprietário

1 curtida

Se o problema acontece com navegadores baseados no Chromium, a solução que eu postei é certeira, eu tinha o mesmo problema aqui.

2 curtidas

Então, seria basicamente adicionar a linha export __GL_MaxFramesAllowed=1 no .profile e/ou .bashrc?
Fiz isso e não obtive resultado. Em testes verifiquei que realmente ocorre principalmente se o vídeo estiver acima ou em 1080p

Só no ~/.profile, mas só vai surtir efeito após reiniciar a sessão.

1 curtida

rauldipeas, vou fazer mais uns testes mas acho que o resultado foi positivo após eu trocar o mouse sem fio pelo USB normal. No mouse sem fio, mesmo com pilhas novas, quando coloco o vídeo acima de 1080p ele desliga por um tempo. Já no com cabo, após a inclusão da linha em .profile o problema aparenta ter sido resolvido.

Então, mas daí você não sabe se foi a linha ou o mouse.

1 curtida

rauldipeas, mas antes da linha tanto o mouse wireless quanto o com fio apresentavam o problema, agora é só o sem fio então acredito que o problema foi resolvido 90% visto que não vejo tanta necessidade de um mouse sem fio.

1 curtida

Tenho Lubuntu 20.04 instalado num Dell Inspiron 1545 com 4 GB RAM. Está travando muito, o sistema todo funciona, consigo trabalhar pelos atalhos do teclado, mas o mouse trava e não acessa nada.
O que fazer nesse caso?