Instalei o Zorin OS no meu pc. Uso SSD M2, placa RTX 3050, 16gb de ram processador AMD Ryzen 5 5600G.
Quando estou usando o zorin, ao executar uma tarefa mais pesada ou abrir um programa o mouse fica travando e engasgando. Tem como resolver?
Olá @chrnogueira06, tudo bem contigo?
Eu testei o Zorin e algumas outras distros em um setup bem parecido com esse que você citou e em vários momentos percebi problemas de desempenho. No meu caso, o que resolveu foi entrar na BIOS e deixar a GPU da NVIDIA como padrão ao invés do chip integrado do processador.
![]()
Na minha BIOS ja é assim, a NVIDIA como padrão, mas nesmo assim esse problema permanece
Na barra de status deve ter um ícone para a troca de gráficos, qual está selecionado lá?
Se não aparecer um ícone, pode ser que esteja faltando instalar algum pacote.
![]()
Se refere ao botão de alternar entre X11 e Wayland? Ou é o icone da placa de video?
não uso zorin mas pelo que o ed falou, deve ter algum “botão” que permita trocar entre a placa da nvidia e o chip integrado. creio que seja isso. dá uma olhada com calma no menu ou barra inferior. como vc instalou o zorin do zero, como ele, deve ter esse recurso à disposição.
Não, isso não tem relação com o X ou Wayland.
Faz algum tempo que testei isso no Zorin, então possivelmente me confundi com recursos de outras distros. Mas, ainda tinha um pendrive aqui então consegui fazer alguns testes - veja se isso te ajuda.
O Zorin consegue lidar com gráficos híbridos logo após a instalação de forma bem tranquila, uma forma simples de você ter certeza que um programa está usando a GPU dedicada (Nvidia) é simplesmente clicar com o botão direito sobre ela e pedir para “executar com gráfico discreto”, conforme a imagem abaixo.
Para não ter que fazer isso toda hora, você pode editar o arquivo de menu do programa específico e ajustar para que ele seja executa usando o “prime-run” - dá uma conferida nesse link da ArchWiki.
Fui conferir aqui e ao que parece o Zorin não tem um ícone nativo na barra de tarefas para mudar o modo de gráficos, mas, uma forma simples de contornar isso é instalar a extensão GPU Profile Selector do GNOME.
P.s.: confira se o monitor está com a taxa de atualização correta, recentemente no Linux Mint percebi que o sistema está estranho sem motivo aparente e quando fui conferir meu monitor estava com apenas 30Hz ao invés do 60Hz padrão.
![]()