Mirando o nicho da segurança digital avançada, a Motorola anunciou que agora é parceira do GrapheneOS e começará a desenvolver smartphones intencionalmente compatíveis com o sistema baseado em Android que remove o Google de seu DNA.
Ótima notícia. Espero que vendam modelos com o GrapheneOS o mais rápido possível.
Otma noticia já uso o graphene em um pixel 8 pro e gosto muito, seria bom se mais fabricantes adotassem.
Muito legal! Espero que isso seja apenas o início de uma tendência.
bom demais!! confesso que estou bem preocupado com o rumo que estamos indo nos smartphones. Penso que até se for vendido só fora do BR, valha a pena importar
“Tão deixando a gente sonhar!”
Poxa, isso me deixa feliz.
Assim espero também.
Como está o uso dos bancos brasileiros nele?
Tem algum aplicativo comum por aqui q vc não conseguiu fazer funcionar?
Até onde eu sei, ele usa o google play services e play store isolado do resto do sistema. Daí dá para usar apps bancários.
Não uso aplicativos de bancos nele, mas não acho que seria problema já q o bootloader está bloqueado, e whatsapp e spotfy sempre checam o integrity do google e o SO notifica sempre que é checado.
Pelo que eu entendi, a Motorola não irá lançar telefones com o GrapheneOS pré instalado. Irá apenas garantir que seus telefones atendam aos requisitos da distro. O desenvolvimento e manutenção da GrapheneOS para esses dispositivos ficará a critério e por parte da equipe da própria Graphene.
Ao menos, isso me parece uma ótima notícia no sentido de parecer um sinal de que a Motorola não irá se juntar às outras grandes players do mercado Android que estão começando a impedir o desbloqueio de bootloader em seus telefones mais novos (Samsung, Xiaomi, Huawei).
Eu havia parado de usar Motorola tem anos, quem sabe mais pra frente eu não pego outro hehehe…
sem a miríade de apps que o google oferece, em sua loja, restará o que para usarmos?
Samsung conseguiu bloquear bootloader de TODOS os aparelhos na atualização da One UI 8
Antes dava pra fazer downgrade via PC, agora nem isso mais
Na F-Droid tem vários apps opensource que substituem boa parte dos apps pré-instalados do android e vários outros da play store.
A vantagem desses apps opensource é que são mais leves e consomem menos bateria, pois não estão cheios de rastreadores e anúncios como os outros.
A google está tentando matar essas lojas de terceiros como a F-Droid.
Sabe me dizer se o período de suporte que eles oferecem pro SO é o mesmo que a fabricante oferece pro SO de fábrica?
Estou usando um iPhone há alguns meses, mas não me acostumei, então queria comprar um Pixel e usar o GrapheneOS, mas o preço dos aparelhos no Brasil é complicado já que dependem de importação. Por causa disso queria saber quantos anos de suporte eles dão, pois se valer a pena, tento pegar um Pixel 6 ou Pixel 7 que dá pra achar por um preço melhor.
Eles seguem os updates da fabricante.
O 7 morre em outubro do ano que vem, o 8 vai até 2030.