Montar partição em ext4

Oi, meu sistema esta em um ssd e eu tenho um hd no meu note tb. preciso definir uma partição desse hd como ext4, e definir um ponto de montagem pra que eu possa salv ar arquivos nela. Preciso que seja em ext4. Alguem sabe como resolver?
ps: estou usando o manjaro 20

Primeiramente você deve criar um diretório no seu sistema de arquivos onde você pretende montar a partição. Por exemplo, você pode criar um diretório chamado “arquivos” com mkdir /arquivos (o comando deve ser rodado como root, ou com sudo).
Depois você deve criar a partição. Uma forma fácil de fazer é usando a ferramenta gráfica Gparted. No Manjaro você pode instalar com sudo pacman -S gparted, ou simplesmente procurando ele pelo Pamac.
Abra o Gparted, e crie a partição em ext4 lá.
Após criar a partição, ainda no Gparted, você clica com o botão direito sobre a partição criada e copia o UUID dela.
Agora você vai editar o arquivo /etc/fstab para que a partição seja montada automaticamente ao iniciar o sistema (se é isso que você quer). Você pode usar um editor de texto gráfico, ou mesmo pelo terminal, com o nano, para isso você digita o comando sudo nano /etc/fstab. E cola essa linha no final:
UUID=uuid-da-partição /arquivos ext4 defaults 0 2
Você deve substituir “uuid-da-partição” pelo número que você copiou antes. Salve com ctrl + O, e saia com ctrl + X.
Após isso é só reiniciar e sua partição será montada automaticamente em /arquivos.

1 curtida

Se não souber como usar o Gparted, tem esse vídeo aqui:

Mas não tem muito mistério, a interface é bem fácil de se entender e as opções bem claras…

1 curtida

Olha, funcionou em partes, foi montado.Mas eu não tenho permissão pra escrever

Dei um chmod 777 /arquivos e deu certo. muito obg pela ajuda

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.