Mesma situação aqui: monto meu HDD de 2TB, formatado em NTFS, compartilhado com o windows 11, onde ficam meus jogos salvos da steam.
O jeito definitivo, como o amigo acima favou, é adicionar uma linha no arquivo /etc/fstab com os dados do seu SSD. Vamos começar obtendo os dados da partição do seu SDD que vc deseja montar automaticamente. Abra o terminal (Konsole, no caso do Fedora) e digite:
lsblk -f
E aperte enter. Na lista que vai ser exibida, copie o valor “UUID” correspondente a partição do SSD que vc quer montar e veja qual é o tipo do sistema de arquivos associado a essa partição.
Depois, defina uma pasta onde o SSD vai ser montado e vc vai acessar os arquivos. Se vc for o único usuário do Fedora, pode ser uma pasta dentro da sua Home mesmo, pq vai facilitar o acesso pelo explorador de arquivos (Dolphin). Aqui eu criei uma pasta chamada “HDD”. Pode criar a pasta pelo Dolphin mesmo. Copie o caminho completo da pasta (só clicar na barra de endereços em cima que o Dolphin mostra o caminho completo).
Agora vamos editar o arquivo das partições para adicionar a linha de montagem do SSD, tb no terminal:
sudo nano /etc/fstab
Desça para uma linha vazia após a última entrada “UUID” e cole a seguinte linha, adaptando os valores de acordo com a sua situação:
UUID=“UUIDdasuapartição” “endereço completo da pasta” ntfs3 uid=1000,gid=1000,rw,user,exec,umask=000,nofail 0 0
Explicando os campos:
ntfs3 é o driver que o Kernel deve usar para acessar o tipo de arquivo do SSD. No caso, estou supondo que o seu SSD está formatado em NTFS. caso não esteja, troque para o mesmo tipo de formatação exibido lá no lsblk.
Os outros campos são, na ordem: O ID padrão do seu usuário do Fedora, O grupo padrão do seu usuário do Fedora, permissão de escrita e leitura, acesso a nível de usuário, permissão de executar arquivos, ignorar qualquer restrição de permissão para todos os arquivos da partição, e, finalmente, não interromper o boot do Linux em caso de falha desse SSD.
Agora feche o nano apertando ctrl+o depois enter para salvar as modificações e ctrl+x para sair.
Finalmente, reinicie o seu PC para testar se a montagem irá funcionar.
[]'s