Montei esse setup inicial e estou disposto a alterar com a ajuda de vocês. O orçamento para esse PC é de 10 mil. Não incluído monitor e periféricos. Apenas o que couber no gabinete
Nessa faixa de orçamento não tem muito o que pensar, dá pra pegar várias coisas high-end. Eu analisaria melhor os itens:
O processador precisaria de toda essa potência? Será que 8/16 não é suficiente?
Regra geral pra compilação de programas é deixar 2G pra cada thread. Então pra compilar programas pesados seria interessante aumentar a RAM pra 48 ou mesmo 64 GB, caso pense em desenvolvimento de programas pesadíssimos.
Pelo preço e longevidade da plataforma/computador, eu já iria pra 64GB de RAM, em dois pentes de 32, que fica mais fácil atingir clocks mais altos do que quatro pentes de 16. RAM nunca sobra, porque o sistema sempre usa como cache de disco.
Eu tenho um NVME de 3000 MB/s e só sinto alguma demora na hora de carregar modelo de IA de 24GB na memória (~10 segundos, mas também demora cerca de 1 minutos pra gerar a resposta, então nem me incomodo). Será que precisa mesmo desse matador de 14900MB/s? De repente o de 5500 já resolve o problema e custa bem menos.
Placa mãe e placa de vídeo eu concordo, e o gabinete gosto pessoal, e fonte não tenho nenhuma recomendação.
Ou seja, imaginando o seu uso como o meu: jogo esporádico bem pesado, compilação de programas pesados como Firefox e desenvolvimento de programas leves, eu acabaria pegando menos processador, menos armazenamento e mais RAM, ficando com um computador mais barato.
Lembrando que essas são perguntas retóricas. É para você pensar e responder para você mesmo.
Olá! Primeiramente, é necessário descrever exatamente o tipo de uso que terá esse computador. A princípio, eu mudaria muitas coisas nessa configuração.
Se o foco for jogos (precisamos saber a resolução), a escolha de processador está inadequada. Você teria rendimento melhor pegando um modelo com menos núcleos, mas cache X3D. Ou então só com menos núcleos mesmo, porque só placas de vídeo realmente topo de linha precisam de processadores parrudos. Nesse cenário, a placa de vídeo também poderia ser melhorada, diante do orçamento.
SSD de 4TB é fria. Geralmente o preço é abusivo. Se você realmente precisa de tanto espaço, pode ser melhor pegar dois SSDs de 2TB. E eu deixaria o WD Black para lá (essa velocidade sequencial a mais, na prática, não vai fazer qualquer diferença).
Essa fonte é SFX, incompatível com o gabinete. E o water cooler pode ser desnecessário.
Não há linha “Z” nas plataformas AMD. Nesse caso, a linha topo de linha é a “X”. E, ao contrário da Intel, as placas “B” já fornecem quase tudo o que um usuário pode querer, inclusive livre acesso ao overclock. Existem placas bem avançadas usando chipset “B” tanto na plataforma AM5 quanto na AM4.
Minha preocupação maior é o fato de ser uma placa Gigabyte. Na plataforma AM4, vários modelos da Gigabyte são bem ruins. Não sei como está na AM5.
Procuro uma configuração para uso geral. Onde eu consiga fazer uso de uma estrutura de laboratório em Docker, LXC, Desenvolvimento, testes que precisam de compilação em Flutter, Java, rotinas de automação de processos, Jogos (apenas online) e virtualização em KVM para outros sistemas.
Não precisa de nada muito potente para gamers. Mas preciso de uma máquina fluida para multitarefas com camadas de virtualização distintas.
Uma pouco de IA para refatorar códigos e uma edição de vídeo e áudio moderada. Hoje o que pega para mim é leitura de disco e memória. Mas tenho 3 setups para dividir o meu trabalho e quero unificar em apenas um.
A maquina que você esta montando roda TUDO no ultra, Autocad, renderização, acho até muito potente, não sei se uma pessoa usa isso tudo de hardware nem o engenheiros usam.