Montando um NAS mais eficaz sendo liso

Eu já tenho um Server Nas, mas eu quero montar um mais eficiente gastando relativamente pouco.

O que eu tenho é 500W de Fonte, 2 HD de Notebook(Foi o que o orçamento deu da outra vez) e um SSD Sata com o sistema.
Um i3320(Eu particularmente gosto dele porque não passa dos 35 graus).

Vou comprar 2 HD’s novos de 2TB novos para me livrar dos HD’s de Notebook. Removendo esses 2 HDS da conta do preço final o que dá pra montar de servidor com um certo foco em eficiência energética, visto que eu nunca desligo, já que também esse PC serve com DNS e HomeLab?

Fazer um simples update desse i3 pro i7 sem mudar o resto?
Tem algum Hardware que não seja tão caro e seja mais eficiente?

E também também tem como aumentar a velocidade da rede interna? A porta do PC e Cabos Limitam tudo a 1GBPS, o que para um homelab até é bom, mas eu queria pelo menos uns 10 para poder tudo fluir melhor.

Podem me dar dicas?

Qual a necessidade de atualizar o processador? Está tendo travamentos ou algo do gênero? Se não, não gaste com isso. Quanto de RAM você está usando neste NAS? Tem pelo menos 16 GB? Gastar com RAM seria um bom upgrade. Sobre sua rede, não vejo um pingo de necessidade de aumentar para 10 Gbps, já que eu duvido que você chegue perto de usar 1 Gbps no pico de tráfego na sua rede doméstica. No mais, se você usar uma distribuição “crua” como o Alpine e realizar as configurações manualmente (Syncthing/NextCloud + DNS + zram + btrfs), você terá um desempenho absurdo gastando quase nada.

1 curtida

Tem 12 de ram ddr3. Acho na verdade que o que tá segurando a velocidade é a próprio HD de notebook. Só chega a 60, e na teoria pode bater 125.

Em teoria, já que o problema está sendo a limitação de velocidade do HD, por que não usar SSD? Digo, ao invés de você gastar com 2 HDs de 2 TB, compre um SSD de 2 TB ou apenas de 1 TB, dependendo do seu orçamento. Sua velocidade irá aumentar absurdamente, mas irá perder em espaço. Exceto caso você seja um “data hoarder”, você irá levar um tempo considerável para encher o SSD. Recomendo fortemente você usar o btrfs com “commit=120,autodefrag,compress-force=zstd:2” no /etc/fstab, isso diminuí o gasto de escrita (TBW do SSD) e aumenta o espaço, já que tudo será armazenado com compressão.

1 curtida

Quero 2 por conta da paridade. Se um pifar, os arwiivos estarão no outro.