Olá, eu pretendo montar um PC de mais ou menos 2 mil, mas não tenho muito conhecimento sobre a compatibilidade dos componentes.
Eu pretendo usar esse PC principalmente para mexer com office, edições de vídeo simples e navegar na web (com muitas abas), mas também queria ser capaz de jogar minecraft, por exemplo.
Priorizo o desempenho.
Obs.: Se puderem compartilhar links vai ser de grande ajuda.
Acho que você pode tentar um pc com placa integrada da AMD, uma placa mãe simples, e pelo menos 8gb de RAM (não sei quantas abas você vai abrir). Aí quando for jogar o Mine, baixa o Fabric com os mods Sodium, Lithium, Phosphor, e tá sossegado. Digo isso imaginando que você vá usar Linux, mas creio que no Windows os drivers sejam legais também. Não garanto que vai ser menos que 2000, por que tem que levar em conta periféricos e monitor, mas já dá pra economizar na licença do Win que não vai precisar. Boa sorte!
PS: intel também tem placas integradas, mas não são tão boas quanto as da AMD.
Cara o mod Sodium é muito bom mesmo, consigo jogar minecraft a 10 chunks e tudo no high em um celeron com Intel HD 610 a mais de 50 fps, na vanilla o jogo trava o tempo todo a 2 chunks e tudo no low