Montagem de discos NTFS no Linux - Pop_OS! - Relato e Solução

Recentemente, passei por uma situação curiosa com o Pop!_OS, que uso em dualboot com o Windows 11. Tenho o Pop instalado em um SSD, o Windows em outro, e um HDD compartilhado entre os dois sistemas para armazenar arquivos. O problema começou quando percebi que a partição do HDD, chamada PESSOAL, não estava sendo montada corretamente no Pop!_OS. Para piorar, o sistema criou um ponto de montagem chamado PESSOAL1, enquanto a pasta PESSOAL original estava inacessível.

Vou contar o passo a passo de como investiguei e resolvi o problema, pois foi um aprendizado que pode ajudar quem enfrentar algo parecido.

O que aconteceu?

1. Identificação inicial do problema:

• Rodei o comando ls -ld /media/rafael/PESSOAL para verificar as permissões da pasta original. Inicialmente, ela estava configurada como root:root, ou seja, sem permissões para o meu usuário, mas alterei isso com:
      sudo chown -R rafael:rafael /media/rafael/PESSOAL

• Mesmo assim, ao tentar montar a partição manualmente, recebi a mensagem de erro:
      Mount is denied because the NTFS volume is already exclusively opened.

Isso sugeriu que a partição estava “bloqueada” pelo Windows.
  2. Confirmação da partição no sistema:
    Usei lsblk e sudo blkid /dev/sdb2 para confirmar que /dev/sdb2 era a partição problemática. Identifiquei o UUID e confirmei que ela estava formatada como NTFS. Além disso, verifiquei que o sistema havia montado automaticamente a partição em PESSOAL1 com o comando:

mount | grep /dev/sdb2

Isso me deu a certeza de que a partição já estava montada em outro ponto.

3. Identificando bloqueios do Windows:
    Suspeitei que o Windows havia deixado a partição em estado de hibernação. Isso acontece frequentemente quando o recurso de Inicialização Rápida do Windows está ativado. O Linux reconhece o status de hibernação e bloqueia a montagem automática para evitar perda de dados.

Como resolvi?

1. Forçando a montagem da partição:
    Para acessar os arquivos imediatamente, usei o comando:

sudo mount -t ntfs-3g -o force /dev/sdb2 /media/rafael/PESSOAL

O parâmetro -o force forçou a montagem, ignorando o estado de bloqueio deixado pelo Windows. Isso me deu acesso temporário aos arquivos.

2. Criando uma solução permanente:
    Para evitar fazer isso manualmente toda vez, configurei o arquivo /etc/fstab:

sudo nano /etc/fstab

Adicionei esta linha no final:

UUID=F4DA2F61DA2F1F7C /media/rafael/PESSOAL ntfs-3g defaults,uid=1000,gid=1000,dmask=022,fmask=133 0 0

Substituí o UUID pelo valor obtido com blkid. As opções garantem que meu usuário tenha permissões adequadas de leitura e escrita.

3. Montagem automática:
    Rodei o comando:

sudo mount -a

Isso montou todas as partições configuradas no fstab. Verifiquei o funcionamento com:

ls /media/rafael/PESSOAL

Tudo estava acessível novamente!

O que aprendi?

1. Inicialização rápida do Windows:

• Descobri que o Windows deixa partições NTFS em estado de hibernação por padrão. Para evitar isso, desativei a inicialização rápida no Windows:
      • Acesse o Painel de Controle > Opções de Energia > Escolher a função dos botões de energia.
      • Desativei a opção Ligar inicialização rápida.
  2. Montagem de partições NTFS no Linux:

• O comando ntfs-3g é crucial para manipular partições NTFS no Linux, especialmente quando o Windows as bloqueia.
  3. Configuração de montagem automática:

• Usar o arquivo /etc/fstab foi essencial para tornar a montagem permanente e evitar problemas futuros.

Agora meu sistema funciona perfeitamente: o Pop!_OS monta automaticamente a partição PESSOAL ao iniciar, e tanto o Pop quanto o Windows podem acessar o HDD compartilhado. Fica aqui o aprendizado de como identificar e resolver problemas com partições NTFS em sistemas dualboot! :blush:

5 curtidas

Que bom que resolveu seu problema. Desativar a inicialização rápida do Windows é um dos primeiros passos escritos em guias de dualboot. Quanto a montagem automática nem precisa mexer diretamente no fstab. Vc pode habilitar direto pela ferramenta Discos (Gnome Disk) bastando marcar a opção de montar na inicialização.

4 curtidas

Cara, olha que legal a magia do conhecimento.

Eu, sem saber do que estava acontecendo, dei uma volta do caramba para resolver um problema que você me relata agora como menos complexo.

Nunca lidei com dual boot e, pelo que estou vendo, é natural que haja problemas se o conhecimento introdutório que você compartilhou não seja aplicado. Obrigado por enriquecer o meu relato.

3 curtidas

É a forma que a Microsoft achou de deixar a inicialização do Windows mais rápida que seus concorrente, só que isso fica salgado novamente quando os concorrentes também hiberna, jogada de markt o Windows era muito criticado pela sua lerdeza de boot, bom é melhor isso do que a lerdeza de antes, mas isso tem o efeito colateral que é que se o usuário não desligar o computador ele vai acabar indo em um técnico para ele consertar e o técnico vai só reiniciar o computador e ganhar o seu dinheirinho suado.
Mas no entanto com o tempo o povo aprende isso e passam a reiniciar as vezes eliminando essa dor de cabeça.

Mas o Windows ainda tem muitos problemas, eu estava pensando em deixar o Windows em um notebook novo, mas cara, já mudei de ideia de novo, quem gosta, gosta é que nem o povo usando EXT4 em 2025, gosto não se discute, vou voltar para o GNU/Linux.

Cara era bizzarro, o Windows 7 levava ~3min para inicializar, já penso perder 3min de vida todos os dias.
Da 40min por ano, isso se ligar 1 vez por dia.

1 curtida

disponibiliza o wallpaper pra nois kkkkkkkk

2 curtidas

Doido né ? Todo dia aprendo uma coisa nova. Eu com o Windows é uma questão de necessidade de jogar alguns jogos com meus amigos e… basicamente só ligo pra isso. De resto me adaptei bem com o Pop. Faz tudo que preciso, emula o que eu jogo, tem mais facilidade pra lidar com coisas de IA localmente… Faz muito sentido pra mim.

Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento comigo ! Abraço

1 curtida