Recentemente, passei por uma situação curiosa com o Pop!_OS, que uso em dualboot com o Windows 11. Tenho o Pop instalado em um SSD, o Windows em outro, e um HDD compartilhado entre os dois sistemas para armazenar arquivos. O problema começou quando percebi que a partição do HDD, chamada PESSOAL, não estava sendo montada corretamente no Pop!_OS. Para piorar, o sistema criou um ponto de montagem chamado PESSOAL1, enquanto a pasta PESSOAL original estava inacessível.
Vou contar o passo a passo de como investiguei e resolvi o problema, pois foi um aprendizado que pode ajudar quem enfrentar algo parecido.
O que aconteceu?
-
Identificação inicial do problema:
- Rodei o comando
ls -ld /media/rafael/PESSOAL
para verificar as permissões da pasta original. Inicialmente, ela estava configurada como root:root, ou seja, sem permissões para o meu usuário, mas alterei isso com:sudo chown -R rafael:rafael /media/rafael/PESSOAL
- Mesmo assim, ao tentar montar a partição manualmente, recebi a mensagem de erro:
Isso sugeriu que a partição estava “bloqueada” pelo Windows.Mount is denied because the NTFS volume is already exclusively opened.
- Rodei o comando
-
Confirmação da partição no sistema:
Useilsblk
esudo blkid /dev/sdb2
para confirmar que /dev/sdb2 era a partição problemática. Identifiquei o UUID e confirmei que ela estava formatada como NTFS. Além disso, verifiquei que o sistema havia montado automaticamente a partição em PESSOAL1 com o comando:mount | grep /dev/sdb2
Isso me deu a certeza de que a partição já estava montada em outro ponto.
-
Identificando bloqueios do Windows:
Suspeitei que o Windows havia deixado a partição em estado de hibernação. Isso acontece frequentemente quando o recurso de Inicialização Rápida do Windows está ativado. O Linux reconhece o status de hibernação e bloqueia a montagem automática para evitar perda de dados.
Como resolvi?
-
Forçando a montagem da partição:
Para acessar os arquivos imediatamente, usei o comando:sudo mount -t ntfs-3g -o force /dev/sdb2 /media/rafael/PESSOAL
O parâmetro
-o force
forçou a montagem, ignorando o estado de bloqueio deixado pelo Windows. Isso me deu acesso temporário aos arquivos. -
Criando uma solução permanente:
Para evitar fazer isso manualmente toda vez, configurei o arquivo/etc/fstab
:sudo nano /etc/fstab
Adicionei esta linha no final:
UUID=F4DA2F61DA2F1F7C /media/rafael/PESSOAL ntfs-3g defaults,uid=1000,gid=1000,dmask=022,fmask=133 0 0
Substituí o UUID pelo valor obtido com
blkid
. As opções garantem que meu usuário tenha permissões adequadas de leitura e escrita. -
Montagem automática:
Rodei o comando:sudo mount -a
Isso montou todas as partições configuradas no
fstab
. Verifiquei o funcionamento com:ls /media/rafael/PESSOAL
Tudo estava acessível novamente!
O que aprendi?
-
Inicialização rápida do Windows:
- Descobri que o Windows deixa partições NTFS em estado de hibernação por padrão. Para evitar isso, desativei a inicialização rápida no Windows:
- Acesse o Painel de Controle > Opções de Energia > Escolher a função dos botões de energia.
- Desativei a opção Ligar inicialização rápida.
- Descobri que o Windows deixa partições NTFS em estado de hibernação por padrão. Para evitar isso, desativei a inicialização rápida no Windows:
-
Montagem de partições NTFS no Linux:
- O comando
ntfs-3g
é crucial para manipular partições NTFS no Linux, especialmente quando o Windows as bloqueia.
- O comando
-
Configuração de montagem automática:
- Usar o arquivo
/etc/fstab
foi essencial para tornar a montagem permanente e evitar problemas futuros.
- Usar o arquivo
Agora meu sistema funciona perfeitamente: o Pop!_OS monta automaticamente a partição PESSOAL ao iniciar, e tanto o Pop quanto o Windows podem acessar o HDD compartilhado. Fica aqui o aprendizado de como identificar e resolver problemas com partições NTFS em sistemas dualboot!