Montagem automática do google drive com rclone no ubuntu

Ola amigos tudo bem?
Meu nome é Paulo Roberto migrei a pouco tempo para o Linux primeiro fui pro MInt, mais sempre achei o visual do ubuntu muito bonito e atraente, bom estou usando o Rclone para virtualizar meu Google Drive no meu PC só que toda vez que quero fazer algum backup tenho que ir no Rclone e montar o drive, já procurei uma maneira de deixar a montagem dele automática sera que tem como?

Minha duvida é Tem alguma maneira de deixar essa montagem na inicialização do SO ?

Acredito que neste link tem o que você precisa:
https://blog.galt.me/how-to-mount-gdrive-in-nextcloud/

1 curtida

quando eu usava o rclone, criei um script para fazer isso e coloquei para iniciar junto com o sistema.

2 curtidas

Tem um cara que criou um script para isso, se o OP quiser: rclone Systemd startup mount script | JamesCoyle.net Limited

1 curtida

quando chego nesse ponto de checar se funciona recebo um erro.
nesse passo
Now lets check our mount works:

rclone mount gdrive: /media/gdrive --allow-other --vfs-cache-mode writes

recebo esse Erro abaixo
mount helper error: fusermount: user has no write access to mountpoint /media/gdrive
Fatal error: failed to mount FUSE fs: fusermount: exit status 1

Quais as permissões da pasta /media/gdrive?

Pelo erro parece ser questão de permissão do seu usuário.

1 curtida

ué, mas o gnome já não faz isso nativamente?..a partir do momento que vc adiciona sua conta google no gnome, o drive é montado automaticamente no nautilus = file manager do gnome.

2 curtidas

Como sou novo no mundo Linux sinceramente eu não sei nem como ver qual tipo de permissão que a pasta tem.
editado: pelo que vi a permissão root

nesse passo aqui em baixo ele fala que esta definir nossas permissões.
Estamos nos dando controle total e permitindo que outros leiam e executem.
Next we need to create a place to mount our gdrive and set our permissions.
We’re giving ourselves full control and allowing others to read and execute.

> sudo mkdir /media/gdrive
> 
> sudo chmod 755 /media/gdrive

Csantaniel

não os drives compartilhados, pelo que vi.

Antes de tudo é bom verificar se o parâmetro user_allow_other está descomentado. Esse parâmetro permite que você possa utilizar o sinalizador --allow-other e considerando que na maioria das distros tal parâmetro já vem comentado, não custa nada verificar.

Vamos ao que interessa. o parâmetro user_allow_other fica dentro de:

$  sudo nano /etc/fuse.conf

Estou supondo que você já tenha o fuse instalado em sua distro. Note também que utilizei o editor nano, mas pode utilizar outro de sua preferência.

Certifique-se que o parâmetro de nosso interesse esteja descomentado, como na figura abaixo:

Ficarei no aguardo de mais respostas.

1 curtida

É um pouco diferente do meu, mas o parâmetro user_allow_other está lá e além do mais, está comentado como suspeitava.

Descomenta aí e tenta realizar a montagem via terminal mesmo pra verificar se consegue.

1 curtida

Dhett a sua suspeita estava correta, depois que Descometei não da mais o erro e a montagem é feita.
só que parece que o script não esta funcionando, pois quando reinicio a montagem automática não é realizada.
Script

# /etc/systemd/system/rclone.service
[Unit]
Description=Google Drive (rclone)
Requires=systemd-networkd.service
AssertPathIsDirectory=/media/gdrive
After=network-online.target

[Service]
Type=simple
ExecStart=/usr/bin/rclone mount \
        --config=/home/paulo/.config/rclone/rclone.conf \
        --allow-other \
        --fast-access \
        --cache-tmp-upload-path=/tmp/rclone/upload \
        --cache-chunk-path=/tmp/rclone/chunks \
        --cache-workers=4 \
        --cache-writes \
        --cache-dir=/tmp/rclone/vfs \
        --cache-db-path=/tmp/rclone/db \
        --no-modtime \
        --drive-use-trash \
        --stats=0 \
        --checkers=8 \
        --dir-cache-time=60m \
        --allow-non-empty \
        --cache-info-age=60m gdrive:/ /media/gdrive
ExecStop=/bin/fusermount -u /media/gdrive
Restart=always
RestartSec=10
TimeoutSec=45

[Install]
WantedBy=multi-user.target

Supondo que você utilizou aquele tutorial que te passei, você deve ter feito esses passos:

• Atualizando o daemon:

$ systemctl daemon-reload

• Ativando o serviço:

$ sudo systemctl enable rclone.service

• Iniciando o serviço:

$ sudo systemctl start rclone.service

Se mesmo assim o serviço não conseguir iniciar a montagem, a gente precisa revisar esses comandos de montagem. Séria interessante analisar o log de eventos do rclone, pra ter uma ideia do que esteja ocasionando esse problema. Mas acredito que o pior já passou, agora é questão de detalhes.

1 curtida

Sim utilizei o que vc passou, e fiz esses passos.
estou a disposição para fornecer o que quiser.
muito obrigado pelo empenho, dedicação e ajuda prestada.

1 curtida

Suponho que para testar a montagem, você utilizou apenas este comando no terminal:

$ rclone mount gdrive: /media/gdrive --allow-other --vfs-cache-mode writes

E a montagem ocorreu como deveria, porem, o comando que está dentro do serviço é um pouco mais complexo, pode ser q aja alguma coisa errada e a gente precisa verificar.

A gente pode começar primeiro testando esse comando que esta dentro do serviço. Pra isso, será preciso rodar ele direto no terminal:

$ rclone mount --config=/home/paulo/.config/rclone/rclone.conf --allow-other --fast-access --cache-tmp-upload-path=/tmp/rclone/upload --cache-chunk-path=/tmp/rclone/chunks --cache-workers=4 --cache-writes --cache-dir=/tmp/rclone/vfs --cache-db-path=/tmp/rclone/db --no-modtime --drive-use-trash --stats=0 --checkers=8 --dir-cache-time=60m --allow-non-empty --cache-info-age=60m gdrive:/ /media/gdrive

Se ao rodar esse comando no terminal a montagem não iniciar com êxito, o problema está em um ou mais desses sinalizadores. Contudo, se a montagem iniciar corretamente, o problema está no serviço.

OBS: No comando acima, removi apenas as barras invertidas, mas é bom dar uma conferida pra ver se eu não apaguei algo a mais rsrs.

1 curtida

Rodei o comando mais deu erro

Remove esse sinalizador --fast-access e roda novamente. O erro parece estar nele a principio.

Esse sinalizar pode não estar mais em uso em versões atuais do rclone, já que ele informa que não encontrou e ainda dá sugestões de sinalizadores que podem ser utilizados para a montagem rclone.

1 curtida

sem ele deu certo a montagem, reiniciei o pc e montou.
Muito obrigado mais uma vez Dhett.

1 curtida

Que bom que deu tudo certo. Lidar com rclone no inicio tem dessas mesmo rsrs, mas faz parte do processo de aprendizagem. :slightly_smiling_face:

1 curtida

teria algum comando para add ao script que fizesse o sedd de torrents na nuvem?

1 curtida